A Nu Invest, plataforma do Nubank com foco exclusivo em investimentos levantou um dado surpreendente, que mostra uma mudança de hábito entre os brasileiros. Nos últimos 5 anos, o número de investidores menores de 18 anos, cresceu 1.100%!

De acordo com o diretor comercial do Nu Invest, Fabio Macedo, a alta reflete um maior entendimento sobre a importância de começar a investir mais cedo.

Macedo explica que "Os juros compostos têm como componente o tempo. Dessa forma, um dos fatores que pode ajudar o investidor a ter bons resultados é investir desde cedo para deixar os juros compostos agirem".

O perfil dos jovens investidores

De acordo com a pesquisa do Nu Invest, o número de menores que investem na renda variável também cresceu. Em 2016, menos de 5% dos investidores mais jovens aplicaram nesses produtos, tais como ações, fundos imobiliários e BDRs. Atualmente, esse número já está em 35% do total.

A maior busca pelos investimentos de renda variável teve como motivação, a queda na taxa básica de juros Selic. A mesma ficou em 2% entre julho de 2020 e o início de 2021. Entre os clientes Nu Invest, 44% das pessoas identificadas como homens de até 18 anos, investem em renda variável. Já entre as mulheres, o percentual é de 27%.

De acordo com Macedo, "O menor de 18 anos que optar por produtos de renda variável e conseguir mantê-los por um longo período pode, sim, comprar ações e fundos de investimentos. Uma carteira dessas pode ter rendimentos positivos em prazos maiores que cinco anos".

Como abrir conta para menores de idade?

Para abrir uma conta para menores de idade no Nu Invest, o processo é muito simples. Basta que a criança ou o adolescente tenha uma conta em banco. O próximo passo é fazer o cadastro no app ou no site Nu Invest, e enviar alguns documentos.

Após preencher o cadastro, alguns dados são solicitados, tais como:

  • Foto do documento de identificação do representante legal com expedição máxima de 10 anos (frente e verso);
  • Foto do documento de identificação do menor de idade com expedição máxima de 10 anos (frente e verso);
  • Foto do comprovante de residência (frente e verso) com data de emissão máxima de 6 meses em nome do menor ou do representante legal.

Os documentos devem ser encaminhados através do Portal Nu invest, via upload, pelo aplicativo Nu invest ou no e-mail [email protected]. De acordo com Macedo, os jovens devem montar uma carteira de investimentos conforme o seu perfil de investidor, e com foco no longo prazo.

Pesquisa do Raio-X do investidor

A pesquisa Raio-X do Investidor 2021, feita pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro (ANBIMA), mostrou que 18,5% dos investidores do Brasil, têm entre 16 e 24 anos.

Ademais, a poupança ainda é a aplicação mais usada pelos jovens investidores. Entretanto, de acordo com Macedo, a educação financeira e a chance dos pais ajudarem os filhos a investir em produtos mais rentáveis, pode trazer benefícios futuros para esse grupo.

"Abrir uma conta em uma corretora e pensar em uma carteira de investimentos em conjunto é, talvez, a melhor maneira de os pais deixarem um legado financeiro real aos seus filhos. São ensinamentos de educação financeira que eles levarão para o resto da vida".