A rede Centauro, maior varejista de produtos esportivos da América Latina, publicou os documentos sobre os resultados obtidos no primeiro trimestre de 2020 (1T20) em 29 de junho e apresentou os dados no dia seguinte. Impactado pela pandemia causada pelo coronavírus, após terminar o período com todas as lojas físicas fechadas em algum momento; o SSS (Same Store Sales - venda nas mesmas lojas) da empresa caiu em -7,4%.

A quarentena na Centauro durou poucos dias, já que desde o fim de abril, as lojas estão voltando ao trabalho. Das 211 lojas existentes, 147 delas já estão reabertas em 29 de junho.

A Centauro tomou diversas decisões para controlar as despesas neste momento de pandemia, sendo que a maior delas é a folha de pagamento. Então houve demissões, diminuição da jornada de trabalho e suspensão de contratos trabalhistas; essas ações, com outras variáveis, diminuíram os gastos fixos da empresa em 40% durante a quarentena.

Todos os documentos sobre os resultados obtidos pela companhia durante o 1T20 estão disponíveis para consulta no site. Veja quais foram os pontos mais relevantes, de acordo com a própria empresa:

Destaques Financeiros

A receita líquida da empresa no 1T sofreu queda de 4,7% se comparada com a obtida no primeiro trimestre de 2019 (1T19), o que representa a R$ 505,6 milhões de reais. Desse valor; R$ 405,1 mi foram obtidos pelas lojas físicas que é uma queda de 7,6% por causa do fechamento das lojas devido ao coronavírus.

A plataforma online, por sua vez, rendeu um aumento de 10% nas vendas, totalizando os R$ 100,5 milhões restantes de lucro líquido.

Reformas e Abertura de lojas no formato G5

Entre o 1T19 a 1T20, foram reformadas 10 lojas físicas; sendo mais uma para o novo conceito de G5 localizada no Recife Shopping, em Pernambuco.

No mesmo período, houve 19 aberturas de novas lojas da Centauro; e mais uma foi construída no Park Shopping Bahia entre os meses do 1T20.

A estratégia Omnichannel continua no azul

O modelo Omnichannel da Centauro, uma estratégia que permite a compra pela internet e a retirada do produto em uma loja física, sobreviveu aos impactos da quarentena, pois teve aumento de mais de 32% no 1T20, em relação a 2019; rendendo o valor de R$84,3 milhões. Além disso, a empresa também lucrou com as vendas diretas (1P) com aumento de 13,5%.

Para mais detalhes sobre os resultados do 1T20 da Centauro, acesse a central e confira os documentos publicados.