Com a notícia na segunda-feira passada, dia 11, do fechamento da fábrica Ford em suas unidades em Camaçari (BA), Taubaté (SP) para carros da Ford e da fábrica Troller (CE) para Jipes no Brasil, 5 mil funcionários perderam seus empregos e o mercado brasileiro sentiu um baque essa semana.

Após 100 anos de instalação da sua primeira fábrica no país, os proprietários de veículos da marca ficaram surpresos, pois com isso, seus automóveis podem sofrer alguma alteração a respeito de desvalorização, manutenção, revisão, reposição de peças e garantia.

Os modelos Ka, Ecosport e Troller T4 terão suas vendas interrompidas assim que esgotarem seus estoques no Brasil. A decisão foi tomada, de acordo com um comunicado da Ford, devido ao processo de reestruturação global da marca e que o fechamento se refere a anos de redução das vendas no país.

Já havia sido encerrada suas atividades na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) em 2019, onde deixou de vender seu modelo Fiesta. A partir de agora, apenas veículos importados vindos da Argentina e Uruguai passarão a ser vendidos no Brasil.

Maria Inês Dolci, presidente da CONSUMARE (Organização Internacional de Associações de Consumidores de Língua Portuguesa) e advogada especialista em Direito do Consumidor, em entrevista à Rádio CBN Cotidiano de Vitória, disse que a empresa Ford deverá ter a responsabilidade pelos futuros defeitos e garantir a manutenção dos veículos e a reposição de peças daqueles que já estão em circulação e que venham a ser vendidos após o anúncio da empresa.

Ainda vale a pena comprar carro Ford?

Mas, então; o ideal é se desfazer o quanto antes de um Ford? A melhor resposta seria não. É necessário averiguar como o mercado irá se comportar devido a notícia e esperar um pouco, já que a grande maioria dos proprietários dos veículos Ford se desfazer dos seus carros, o valor ficará abaixo do normal.

Já para quem trabalha com revenda de automóveis, vale a pena comprar veículos da marca, já que o valor estará bem abaixo do mercado. O mesmo vale para quem não se importar em investir nesse produto, pois terá argumento suficiente para conquistar a compra dele com seu vendedor.

Apesar de seu fechamento no país, a marca divulgou que continua vendendo seu estoque e permanece comercializando o produto, inclusive mantendo seu cronograma de lançamentos da produção na nova geração da Ford Ranger, do lançamento da inédita família Bronco, da nova geração do Mustang Mach 1 e do utilitário Transit, a Ford planeja anunciar em breve novos modelos para o Brasil, incluindo um novo veículo híbrido plug-in, com expansão dos serviços conectados e introdução de novas tecnologias autônomas e de eletrificação. A produção para o mercado brasileiro será feita agora na Argentina e Uruguai.

Nota oficial da Ford do Brasil

"A Ford está anunciando uma reestruturação de suas operações na região que permitirá ter um modelo de negócios ágil e sustentável no Brasil e América do Sul, apoiado em seus pontos fortes globais em SUVs, picapes e veículos comerciais. Como você sabe, a indústria automotiva global está passando por um processo de transformação impulsionado por novas e emergentes tecnologias em serviços conectados, eletrificação e veículos autônomos, com demandas dos consumidores e itens regulatórios remodelando o mercado. Além disso, a pandemia global do Covid-19 ampliou os desafios do negócio, com persistente capacidade ociosa da indústria e redução das vendas na América do Sul, especialmente no Brasil.

Diante desse cenário, a Ford encerrará as operações brasileiras de manufatura nas plantas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Troller (Horizonte - CE) durante 2021. A empresa manterá sua sede administrativa para a América do Sul em São Paulo, o Centro de Desenvolvimento de Produto na Bahia e o Campo de Provas em Tatuí-SP, que continuarão a trabalhar no desenvolvimento de tecnologias e produtos para a região e outros mercados globais.

Enfatizamos que a Ford continuará ativamente presente no Brasil e na América do Sul com sua ampla Rede de Concessionários, prestando assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia, além de oferecer um portfólio empolgante, conectado e cada vez mais eletrificado de SUVs, picapes e veículos comerciais, provenientes da Argentina, Uruguai e outros mercados.

Reforçamos que além da confirmação da produção na nova geração da Ford Ranger, do lançamento da inédita família Bronco, da nova geração do Mustang Mach 1 e do utilitário Transit, a Ford planeja anunciar em breve novos modelos para o Brasil, incluindo um novo veículo híbrido plug-in, com expansão dos serviços conectados e introdução de novas tecnologias autônomas e de eletrificação."