Alguns clientes do Nubank foram surpreendidos na tarde dessa segunda-feira, 3 de outubro, pela notificação de que o banco digital está liberando cartões adicionais a seus clientes. Na mensagem que começa a ser liberada o banco informa:

Agora você pode pedir um cartão extra para compartilhar seu limite no Nubank com outra pessoa".

Veja a imagem abaixo:

Créditos: Reprodução/Nubank
Créditos: Reprodução/Nubank

O cartão adicional está sendo chamado pelo roxinho de "Cartão de crédito compartilhado". Mas a novidade ainda não está disponível para todos os clientes. Na verdade, o Nubank nem mesmo divulgou oficialmente esse novo serviço. Porém, é tradição do banco ir liberando novas funcionalidades aos poucos, assim, eles conseguem corrigir falhas no sistema antes que muitas pessoas tenham acesso.

O que é um cartão adicional e como funciona?

Um cartão adicional nada mais é do que um novo cartão de crédito que consome do mesmo limite de crédito do cartão de um titular, que é o cartão principal. Na prática, os cartões adicionais têm o nome do dependente e senhas escolhidas por ele, porém, o responsável por cada cartão adicional ainda será o titular do cartão principal.

Esse tipo de cartão é útil para disponibilizar crédito para pessoas menores de idade, por exemplo. Alguns casais ou famílias também utilizam desse sistema para concentrar e controlar melhor os gastos.

Cartão adicional é diferente do cartão virtual

Há algum tempo o Nubank já possibilita que seus clientes tenham mais de um cartão virtual vinculado a suas contas, mas esse tipo de cartão é bem diferente do cartão adicional. Como dito acima, o cartão adicional é um cartão físico, emitido no nome de uma segunda pessoa, mas cujo limite está ligado ao cartão do títular da conta.

O cartão virtual é como um segundo cartão de crédito ou débito mas no nome do próprio títular. Ele é um cartão que só existe virtualmente, dentro do app, conectado ao mesmo limite e fatura do cartão físico, porém, com um número diferente, validade diferente e um CVV diferente também.

Os cartões virtuais são ótimos para serem usados em compras online. O cliente pode criar um cartão virtual para cada compra que ele for fazer em sites e depois excluir o cartão. Assim ele não corre o risco de ser clonado ou sofrer com algum tipo de crime virtual ou financeiro.

Já os cartões adicionais são para serem usados como todos os demais cartões físicos.

Como solicitar o cartão adicional?

Na medida em que a novidade for sendo liberada para os clientes do Nubank, eles serão notificados a respeito do novo serviço e então os interessados só precisam clicar em "Pedir cartão compartilhado" - como mostra a imagem anterior.

A opção de pedir o novo cartão também ficará disponível na lista dos cartões. Veja:

Créditos: Reprodução/Nubank
Créditos: Reprodução/Nubank

E apesar do Nubank não ter divulgado muitas informações até o momento, o que se sabe é que a pessoa com quem o cartão será compartilhado precisará ser cliente do Nubank também, ou seja, ela precisa, no mínimo já ter uma conta aberta no banco.

Assim, o títular do cartão clica em "Pedir cartão compartilhado" e em seguida digita o CPF da pessoa com quem ele deseja compartilhar o cartão. Da seguinte forma:

Créditos: Reprodução/Nubank
Créditos: Reprodução/Nubank

Em seguida será necessário aguardar a confirmação e a aprovação do pedido.

Vantagens e desvantagens

Entre as principais vantagens está o controle dos gastos em conjunto. Além disso, se o cartão contar com algum programa de pontos, os gastos realizados em conjunto contabilizarão mais benefícios para aqueles que utilizam o cartão. Há ainda a vantagem de que o cartão adicional pode ser a porta de acesso ao crédito a clientes que de outra forma não poderiam ter um cartão de crédito, como menores de idade.

Mas há desvantagens. A principal delas é o compartilhamento de limite. Assim, se o limite do cartão não for alto é preciso ter um alto controle dos gastos para que as compras de um não interfiram no limite dos demais usuários do cartão. Isso precisa ser bem estabelecido. Além disso, em geral, ainda que os gastos do cartões adicionais venham discriminados na fatura, o responsável por pagá-la ainda será o titular do cartão, portanto, é preciso tomar muito cuidado.