O Nubank fez algumas postagens em suas redes sociais e em seu blog na tarde dessa quinta-feira, 22 de setembro, desmentindo informações falsas que circulam, de que o banco estaria encerrando suas atividades no Brasil. Na oportunidade, o roxinho criticou a circulação de informações sem confirmação de fonte.

No título do post feito em seu blog, a fintech destacou:

Nubank segue forte no Brasil - não acredite em fake news.

Já no Twitter, a postagem foi a seguinte:

Por que o Nubank fez esse post?

O principal motivo que levou o banco a se manifestar foram as notícias que circularam recentemente informando que o banco estaria fechando ou encerrando suas atividades no Brasil. Essa fake news acabou preocupando muitas pessoas já que são cerca de 60 milhões de brasileiros com conta no roxinho e que utilizam seus serviços financeiros.

Essas notícias começaram a surgir após o anúncio de uma reestruturação nos Brasilian Depositary Receipts - BDRs - do Nubank na bolsa de valores do Brasil, a B3. O banco divulgou essa mudança no dia 16 de setembro.

Dentro dessa reestruturação haverá uma mudança na forma como os papeis vão ser negociados. Hoje eles estão listados no Nivel III e passarão para o Nível I. Apenas isso. O banco não vai sair da B3, não vai deixar o Brasil, não vai encerrar suas atividades.

Essa mudança de nível está sendo pensada porque o Nubank quer deixar de ser uma empresa aberta registrada no Brasil. Hoje ela possui registro aqui e também nos Estados Unidos, o que duplica muitos processos jurídicos e burocráticos. Tendo suas ações listadas no Nível I ela pode continuar com os BDRs sem ter, necessariamente, o registro aqui.

Na prática, porém, nada muda nem para os clientes e nem para os investidores.

"Estamos em franca expansão"

Portanto, em resposta às informações que circularam o banco fez questão de destacar que hoje, "além de sermos uma das instituições mais bem capitalizadas do Brasil, estamos em franca expansão, construindo uma empresa para as próximas décadas", diz o post do blog.

Em outro trecho o banco diz o seguinte:

Os números de crescimento consistente, o capital ajustado de US$ 3,9 bilhões de dólares, os lançamentos de novos produtos e funcionalidades e a forte expansão da base de clientes provam a solidez do negócio do Nubank.

O Nubank destacou ainda que a transparência sempre foi um de seus pilares e que isso não vai mudar.

- Para conferir o post do Nubank na íntegra, é só clicar aqui.

2T22 do Nubank: recorde de receitas e lucro

No dia 15 de agosto o Nubank divulgou seu relatório do segundo trimestre de 2022 destacando que o período foi um dos melhores do banco até aqui com recorde de receitas, taxa de atividade mais alta e custos operacionais cada vez mais baixos.

Tivemos outro trimestre muito forte, com crescimento e lucratividade no nosso negócio. Registramos uma receita recorde e estamos dando grandes passos para nos tornarmos uma plataforma multiproduto em diferentes países. - David Vélez, fundador e CEO.

Entre os destaques financeiros estão:

  • No segundo trimestre de 2022, a Nu Holdings registrou um valor recorde de receitas: US$ 1,2 bilhão;
  • As receitas cresceram 230% ao ano, considerando um FX neutro (fator que se refere a medidas para eliminar o efeito do câmbio). Em outras palavras: o FX neutro mostra o crescimento de um período para o outro, tirando a volatilidade cambial. Assim, é possível avaliar o desempenho financeiro apesar das variações das moedas - afinal, o Nu também está em outros países além do Brasil, como México e Colômbia;
  • No Brasil, o Nubank gerou um lucro contábil de US$ 13,0 milhões no primeiro semestre de 2022 (contra uma perda de US$ 19,7 milhões no ano fiscal de 2021);
  • Já o lucro bruto da Nu Holdings no segundo trimestre de 2022 foi de US$ 363,5 milhões, um aumento de 109% ao ano, também FX neutro. O lucro líquido ajustado consolidado do grupo - ou seja, o lucro após custos totais, impostos e outros ajustes - foi de US$ 17 milhões.

Já no que se refere ao operacional, os destaques foram:

  • No 2º trimestre de 2022, o Nu ganhou 5,7 milhões de novos clientes, chegando a um total de 65,3 milhões de pessoas atendidas por nós no Brasil, México e Colômbia. Mais importante ainda é a taxa de atividade dos clientes, que chegou à marca histórica de 80%;
  • Durante o segundo trimestre de 2022, os produtos do Nubank tiveram crescimento expressivo - e alguns lançamentos já atingiram sucesso em seus primeiros meses. Veja:
    • Cartão de crédito: 29 milhões de clientes ativos;
    • Conta (PF e PJ): 45 milhões de clientes ativos;
    • Empréstimo pessoal: 4 milhões de clientes ativos;
    • Seguros: 700 mil clientes ativos;
    • Investimentos: 5 milhões de clientes ativos;
  • O NuCripto, ferramenta de compra e venda de criptomoedas, atingiu 1 milhão de clientes em julho de 2022, apenas três semanas após seu lançamento;
  • O Nu é, hoje, o quarto maior cartão de crédito do Brasil em termos de volume de compra, ultrapassando bancos tradicionais centenários;
  • Também é o maior emissor de cartões de crédito do México e na Colômbia, onde chegamos a 2,7 milhões de clientes (um crescimento de seis vezes ano a ano) e 314 mil clientes neste trimestre, respectivamente.