Pouco menos de um ano após a realização de sua oferta pública inicial (IPO) na Nyse e da B3 simultaneamente, o Nubank anunciou na noite dessa quinta-feira, 15 de setembro, que seus Brasillian Depositary Receipts (BDRs) passarão por uma reestruturação na bolsa de valores do Brasil de forma que as negociações dos papeis vão mudar.

O banco não vai deixar a B3. Ele continuará sendo uma empresa de capital aberto. As ações continuarão a ser listadas na bolsa de Nova York, a NYSE e os BDRs continuam listados na Bolsa Brasileira, mas o banco está comunicando sua intenção de deixar de ser uma empresa aberta registrada no Brasil.

Por isso vai acontecer uma mudança no nível de listagem dos BDRs: hoje eles estão no Nivel III e passarão para o Nível I. Entenda melhor abaixo.

Entenda a reestruturação

Quando a ação de uma empresa está em uma bolsa de valores estrangeira, existe a possibilidade de negociar frações desta ação (BDRs) na B3, a bolsa brasileira e há diferentes categorias de BDR.

O BDR Nível III é emitido por empresas estrangeiras que possuem registro de companhia aberta no Brasil. Já o BDR Nível I é emitido por empresas estrangeiras sem que seja necessário esse registro.

Quando o Nubank fez sua abertura de capital (IPO) em dezembro de 2021, eles optaram pela dupla listagem, colocando ações na bolsa dos Estados Unidos ao mesmo tempo em que disponibilizaram BDRs no Nível III no Brasil.

Essa foi uma escolha para garantir que investidores brasileiros pudessem participar do nosso IPO e também a forma de viabilizar o NuSócios, programa que ofereceu, sem nenhum custo, BDRs do Nu a mais de 7,5 milhões de clientes.

No entanto, agora o banco sente a necessidade de mudar, porque essa mudança permitirá uma redução em diversos processos que hoje estão duplicados em várias jurisdições.

Trabalhar com mais eficiência nos ajuda a manter sempre o foco nos clientes, em todos os países em que atuamos", declarou o banco.

O que muda na prática?

A decisão não muda a quantidade de BDRs que os investidores ou membros do NuSócios possuem atualmente. O BDR do Nu representa ⅙ (um sexto) de uma ação listada nos EUA. A alteração de categoria não muda essa condição.

A troca acontece na proporção um pra um (1:1). Ou seja: um BDR Nível III será o equivalente a um BDR Nível I.

Ainda assim, caso não queira seguir com o BDR, o investidor terá a opção de vender seus BDRs ou de trocar por ações do Nu negociadas na bolsa de Nova York (para investidores com contas nos EUA).

Essas opções aparecerão no aplicativo do Nubank ao longo dos próximos meses.

Como fica para os NuSócios?

Clientes NuSócios com "pedacinhos" do Nu continuarão com as mesmas opções que sempre tiveram: seguir como acionistas ou vender seus papéis.

Mas é preciso lembrar que os pedacinhos (BDR Nível III) do Nubank oferecidos no IPO tinham um período de restrição de um ano. Ou seja: somente depois de um ano do IPO, clientes que aceitaram o "pedacinho" poderiam vendê-lo, ou seguir como investidores do Nu. E isso não muda.

Portanto, as opções dos NuSócios seguem as mesmas: vender seu BDR (receber dinheiro no Brasil) ou permanecer como investidor (com a conversão automática de seu BDR Nível III para BDR Nível I).

As opções estarão disponíveis no app do Nubank ao longo dos próximos meses.

Os BDRs continuam com o mesmo valor?

O BDR do Nu representa ⅙ (um sexto) de uma ação listada nos EUA. A alteração de categoria de Nível III para Nível I não muda essa condição.

Como todo BDR, seu valor na bolsa pode sempre variar com as flutuações do mercado.

O que acontece com quem comprou BDRs do Nu?

Os BDRs do Nu continuarão disponíveis para negociação no mercado brasileiro. Quem investiu em BDRs do Nu no Brasil pode seguir com eles - aceitando a troca para BDR Nível I.

No entanto, para quem deseja seguir um caminho diferente, haverá um processo faseado para garantir uma transição tranquila e transparente, com as opções de vender BDRs ou trocá-los por ações classe A negociadas na NYSE (a bolsa de valores de Nova York).

Todos esses passos estarão no app do Nu ao longo dos próximos meses. Por lá, será possível fazer a sua escolha de como deseja seguir com os BDRs.

O Nubank também destacou que os documentos que são divulgados periodicamente no site de Relações com Investidores, continuarão sendo publicados, inclusive no idioma português e que o banco continuará sob a supervisão rigorosa da Securities and Exchange Commission (SEC), a entidade reguladora do mercado norte-americano, garantindo a segurança dos investidores.

- Clique aqui para conferir o documento divulgado pelo Nubank.