Todos os dias, milhares de negociações são feitas na B3 (Bolsa, Brasil, Balcão), a bolsa de valores brasileira. E entre as negociações, cada vez mais aparecem os BDRs, sigla para Brasilian Depositary Receipts que são papéis lastreados em ações internacionais.

Recentemente, com a notícia do IPO do Nubank na Nyse e o anúncio da distribuição de BDRs aos clientes do banco, esse tipo de ativo passou a ser ainda mais procurado pelos investidores. Mas o fato é que, naturalmente, entre os BDRs há aqueles que se destacam mais, por vários motivos, e que por isso, também são mais negociados.

Em alguns casos, é porque pertencem a empresas muito famosas, em outros porque são companhias com grandes potenciais, ou, às vezes é porque elas estão envolvidas em notícias postivas, etc. Mas de uma forma geral, há algumas empresas que, na média diária, vêm se enquadrando como as 10 mais negociadas por esses dias. E é sobre elas que queremos falar nesse artigo.

Porque falar sobre elas? Primeiro porque essa sempre é uma curiosidade, não é mesmo? Quais as ações mais negociadas? Quais os BDRs mais negociados? Segundo porque essa é uma boa oportunidade para que você conheça um pouco mais sobre os BDRs e, quem sabe, você perceba que essa é uma boa alternativa de investimentos pra você.

O que são BDRs?

Então vamos começar endendo o que são os BDRs. Eles são certificados de depósitos que são emitido e negociados no Brasil. Ele representa as ações das empresas listadas em bolsas de outros países, tais como na NASDAQ e a NYSE, dos Estados Unidos. Resumidamente: eles não não as ações propriamente ditas, mas títulos ligados a elas.

Em geral, os tickers dos BDRs negociados na B3 possuem em seu código 4 letras, seguido pelos números 32, 33 ou ainda 34. Um exemplo, é a AURA33, por exemplo. BDRs de ações da mineradora Aura 360. No caso do Nubank o ticker será NUBR33.

Os 10 BDRs mais negociados da bolsa

Confira abaixo a lista dos 10 BDRs mais negociados da bolsa de valores brasileira hoje:

  1. Tesla (TSLA34)
  2. Coca Cola (COCA34)
  3. Mercado Libre (MELI34)
  4. Apple (AAPL34)
  5. Alphabet (GOGL34)
  6. Walt Disney (DISB34)
  7. Biontech SE (B1NT34)
  8. Microsoft (MSFT34)
  9. Aura 360 (AURA33)
  10. Amazon (AMZO34)

Você com certeza já ouviu falar dessas empresas, não é mesmo? Se não de todas, da maioria delas, pelo menos. Elas são algumas das maiores do mundo então, não é a toa que seus BDRs estejam entre os mais procurados aqui no Brasil também.

Devo investir neles?

Essa é uma decisão que só você pode tomar. E vale dizer que, antes de tomá-la, você deve estudar bem cada uma das ações por trás desses BDRs, entender minimamente sobre a empresa, conhecer seus resultados mais recentes e perspectivas futuras, saber se o mercado em que ela atua tem boas perspectivas.

Você também deve buscar saber se essa empresa bate com os seus pensamentos, com os seus valores, se você acha bacana o trabalho que ela realiza, se ela fecha com os seus objetivos financeiros e sobretudo se ela bate com o seu perfil de investidor.

Vale também observar os gráficos das cotações e tentar entender seus preços. Quando se fala em negociar ações ou BDRs, é sempre interessante procurar comprá-los quando estiverem em baixa e vendê-los (se for sua intenção, dependendo do seu estilo de investimentos) quando estiverem em alta. É difícil prever exatamente esses momentos, entretando, quanto mais você estudar sobre uma empresa e o mercado financeiro, mais você conseguirá se aproximar desse ideal.

Também é válido acompanhar as recomendações de especialistas. Aqui no Poupar Dinheiro, frequentemente trazemos as carteiras recomendadas por esses experts. Verificá-las também ajuda a encontrar o melhor momento de comprar ou vender.

- Se você quer ficar de olho nas carteiras recomendadas que trazemos aqui no Poupar Dinheiro, é só clicar nesse link.

Como comprar BRDs?

A negociação de BDRs é feita exatamente da mesma forma que a negociação de ações. Portanto, você deve ter uma conta em uma corretora de investimentos e a partir disso você poderá escolher, dentro de uma lista de dezenas de BDRs, aqueles que você deseja comprar.

A compra dos BDRs é feita na moeda nacional, ou seja, em reais, mas uma das vantagens é que, por estarem lastrados em ações internacionais, ao comprar BDRs o investidor estará, ainda que indiretamente, dolarizando sua carteira de investimentos.

Enfim, esperamos ter te ajudado a sanar as suas dúvidas ou a sua curiosidade sobre os BDRs mais negociadas da bolsa. Agora, bons investimentos, se esse for seu objetivo!