Todos os dias, milhares de negociações de ações são feitas na B3 (Bolsa, Brasil, Balcão), a bolsa de valores brasileira. E entre as ações negociadas, que também são centenas, existem algumas que estão sempre mais envolvidas nas transações do que a média, ou seja, são mais negociadas.

Por que isso acontece? Os motivos variam dependendo da ação. Algumas delas pertencem a empresas mais famosas e/ou tradicionais, como é o caso da Petrobras (PETR4), por exemplo, são empresas que têm uma tradição na bolsa e por isso acabam sendo mais procuradas.

Outras correspondem a empresas que vêm, há algum tempo, apresentando bons resultados e que, por isso, se destacam. Há também aquelas que tradicionalmente pagam dividendos, com bastante frequência, como é o caso da Itaúsa (ITSA4) e aquelas que são vistas com um bom potencial para o futuro. Enfim.

Justamente por esses motivos serem os mais variados, essas empresas também não são sempre as mesmas. Conforme ocorrem mudanças no cenário econômico, conforme elas apresentam resultados e mostram seus desempenhos, conforme os acontecimentos se dão, elas variam. Mas abaixo, vamos mostrar para vocês quais são as 10 ações mais negociadas na bolsa por esses dias. Confira.

Ibovespa

Antes de mais nada, porém, é preciso falar dele, o nosso Ibovespa, o índice mais importante da bolsa brasileira, indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3. E precisamos falar dele justamente porque fazem parte desse índice aquelas ações que, juntas, representam - durante o tempo de vigência da composição do índice - pelo menos 80% dos negócios realizados na B3.

Atualmente, o Ibovespa é composto por cerca de 80 empresas. Ou seja, entre centenas (cerca de 500), essas 80 por si só já possuem um certo destaque porque foram negociadas todos os dias nos últimos meses, além de terem outros atributos necessários para compor o índice. E entre elas, ainda temos algumas de maior destaque que são as 10 mais negociadas, que você poderá conhecer abaixo.

- Acesse nosso grupo no Telegram e fique por dentro das notícias sobre economia, finanças e investimentos.

As 10 ações mais negociadas da B3 atualmente:

São as mais negociadas na bolsa atualmente:

  1. Petrobras (PETR4)
  2. Vale (VALE3)
  3. Bradesco (BBDC4)
  4. Magazine Luiza (MGLU3)
  5. Grupo Natura (NTCO3)
  6. Itaú Unibanco (ITUB4)
  7. Banco do Brasil (BBAS3)
  8. B3 (B3SA3)
  9. PetroRio (PRIO3)
  10. Itaúsa (ITSA4)

Essas 10 empresas são as que têm mais peso atualmente no Ibovespa. Obviamente, existem várias ações que são muito negociadas em um determinado período, às vezes por um motivo específico, ou que não estão incluídas no Ibovespa, mas que possuem um bom volume de negociações. Esse é o caso, por exemplo, da Oi (OIBR3), que é bastante negociada, mas que não está no IBOV, inclusive porque atualmente ela está em recuperação judicial.

Mas de uma forma geral, numa média, essas ações são as que mais passam por negociações diariamente. E é justamente por esse peso que elas têm no Ibovespa que, muitas vezes, se uma delas cai, leva junto para baixo o índice todo. Se mais de uma delas, por algum motivo estiver em um dia de queda, pode ter certeza de que o IBOV também estará.

Devo investir nelas?

Essa é uma decisão que só você pode tomar. E vale dizer que, antes de tomá-la, você deve estudar bem cada uma das ações, entender minimamente sobre a empresa por trás dela, conhecer seus resultados mais recentes e perspectivas futuras, saber se o mercado em que ela atua é um mercado com boas perspectivas.

Você também deve buscar saber se essa empresa bate com os seus pensamentos, com os seus valores, se você acha bacana o trabalho que ela realiza, se os dividendos que ela paga (ou não paga) são bons pra você, se ela fecha com os seus objetivos financeiros e sobretudo se ela bate com o seu perfil de investidor.

Vale também observar os gráficos das cotações e tentar entender seus preços. Quando se fala em negociar ações, é sempre interessante procurar comprar a ação quando ela está em baixa e vendê-la (se for sua intenção, dependendo do seu estilo de investimentos) quando ela estiver em alta. É difícil prevêr exatamente esses momentos, entretando, quanto mais você estudar sobre uma empresa e o mercado financeiro, mais você conseguirá se aproximar desse ideal.

Também é válido acompanhar as recomendações de especialistas. Aqui no Poupar Dinheiro, frequentemente trazemos as carteiras recomendadas por esses experts e essas grandes ações estão sempre entrando e saíndo dessas listas. Verificá-las também ajuda a encontrar o melhor momento de comprar ou vender.

- Se você quer ficar de olho nas carteiras recomendadas que trazemos aqui no Poupar Dinheiro, é só clicar nesse link e favoritá-lo no seu navegador.

Enfim, esperamos ter te ajudado a sanar as suas dúvidas ou a sua curiosidade sobre as ações mais negociadas da bolsa. Agora, bons investimentos, se esse for seu objetivo!