Na última quarta-feira (15), o Nubank anunciou que o aplicativo da startup Olivia vai deixar de existir. Diante disso, todas as suas principais funcionalidades devem ser integradas ao app principal da fintech. Até então, as duas empresas funcionavam de forma independente.

Em suma, a empresa de inteligência artificial (IA) e organização financeira, foi comprada pelo Nubank em novembro de 2021. De acordo com a instituição, a decisão de encerrar o serviço vai permitir concentrar os esforços no seu app. Logo, isso deve dar uma experiência otimizada para os seus quase 60 milhões de clientes na América Latina.

Ademais, o Nubank afirma que os correntistas devem passar a ter acesso às "melhores soluções obtidas a partir de aprendizados do app da Olivia", que estavam disponíveis somente na plataforma da companhia recém-adquirida. Essas ferramentas devem ser englobadas de forma gradual, no aplicativo do banco.

Exemplo disso, é o "Organizar Gastos". Em suma, o recurso deve ser ofertado aos clientes da instituição financeira. A função divide as despesas mensais do usuário entre as categorias "Essenciais", "Livres" e "Objetivos". E assim, o Nubank vai oferecer um melhor planejamento para saber em qual segmento está gastando mais e assim, passe a economizar.

Como baixar os dados do app Olivia?

De acordo com o Nubank, o aplicativo da Olivia deve parar de funcionar no próximo dia 15 de julho. E assim, as informações armazenadas na plataforma da startup de IA devem ser completamente excluídas ou anonimizadas para os estudos internos até o final do próximo mês. Entretanto, os usuários terão a possibilidade de salvá-las, caso queiram.

Ademais, o download dos dados no formato CSV, para uso em plataformas de gastos externas, poderá ser feito até o dia 14 de julho. Para salvar os mesmos, siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o app da Olivia;
  2. Pressione a opção "Mais" (ícone das 3 linhas na parte inferior da tela);
  3. Escolha a alternativa "Baixar seus dados financeiros".