O banco digital Nubank divulgou nessa semana seu relatório trimestral com os números referentes ao terceiro trimestre de 2022 (3T22). E entre seus principais destaques está o fato de que o roxinho registrou um lucro de R$ 63,1 milhões e atingiu a marca dos 70 milhões de clientes.

O destaque do lucro é interessante porque desde seu surgimento, em 2013, o banco não costumava ter lucro. A primeira vez que isso aconteceu foi no segundo trimestre de 2022 (2T22), quando o banco ficou no azul em R$ 17 milhões. Agora, porém, a soma é bem maior.

Isso se deve, em boa parte, porque a receita da companhia também aumentou 172% no período, na comparação com o mesmo período de 2021, ficando em US$ 1.306,9 milhões. O Lucro Bruto do banco foi de US$ 427 milhões e a margem do lucro bruto foi de 33%.

A imagem abaixo mostra um resumo dos resultados financeiros do banco no período que compreende os meses de julho, agosto e setembro.

Créditos: Reprodução/Nubank
Créditos: Reprodução/Nubank

Empresas listadas em bolsas de valores, como é o caso do banco roxinho, precisam apresentar esses relatórios periodicamente e o do Nubank é sempre um dos mais esperados.

Métricas operacionais: 46% a mais de clientes

Como dito acima, outro destaque foi o crescimento no número de clientes. No segundo trimestre do ano, o banco já havia registrado um crescimento de 57%. Agora foram mais 46% de alta, e assim o banco chegou aos 70,4 milhões de clientes, contra 48,1 milhões registrados no mesmo período de 2021.

O total de clientes Nubank está distribuído da seguinte forma: 66,4 milhões no Brasil, 3,2 milhões no México e mais de 400 mil na Colômbia. No Brasil, o Nubank já é a quinta maior instituição financeira em número de clientes.

Além disso, desses 70 milhões, um total de 57,4 milhões são clientes ativos. Assim, a taxa de atividade é de 82% atualmente frente os 73% registrados no terceiro trimestre de 2021.

E esses clientes todos realizaram, no total, US$ 14 bilhões em depósitos, um crescimento de 73% na comparação com o mesmo trimestre de 2021.

Eles também movimentaram um total de US$ 21,2 bilhões em volume de compra, o que também representa uma alta de 75% na comparação anual.

"Nosso crescimento acelerado é direcionado por uma busca constante de eficiência, que equilibra expansão, novos produtos e aumento de receita por cliente", disse David Vélez, CEO e fundador

do Nubank.

Investimentos também cresceram

A companhia também se disse orgulhosa do crescimento na área dos investimentos. Hoje, são mais de 6 milhões de clientes investidores ativos, sendo 1 milhão deles cotistas de fundos geridos pela Nu Asset. Esses números tornam o Nu a maior plataforma digital de investimento do Brasil.

Assim, em apenas 9 anos, o Nubank foi de uma pequena startup de serviços financeiros ao maior banco digital independente do mundo.

- Caso queira conferir na íntegra o relatório de resultados trimestrais do Nubank, é só clicar aqui.