Um cartão de crédito é, tecnocamente, uma modalidade de empréstimo no curto prazo, onde a instituição financeira empresta um valor para seus clientes e ele pode usar essa quantia ao longo de um ciclo, que na maioria das vezes é de um mês. No final do período, o cliente deve pagar o valor utilizado, apresentado por meio de uma fatura.

O valor do limite é, portanto, a quantia disponível de empréstimo que cada cliente recebe. O limite é disponibilizado de acordo com a renda que a pessoa recebe. Na maioria das vezes, a instituição libera 30% da renda da pessoa. Então, esse limite é o limite pré-aprovado. Vamos entender melhor o que isso significa e como ele é definido.

O que é o limite pré-aprovado do cartão de crédito?

O limite pré-aprovado do cartão de crédito é aquele valor que a própria instituição financeira libera para seus clientes.

Todos os meses, o cliente tem um valor de crédito disponível para comprar, onde as compras se concentram na fatura, que tem uma data específica de vencimento escolhida pelo cliente. Quando a fatura é paga, aquele valor de limite é novamente liberado e pode ser usado para novas compras.

Esse valor de limite pode ser usado da forma que a pessoa desejar: como parcelar as compras, cobrir gastos, para momentos de emergências ou até mesmo realizar um sonho.

Como o limite do cartão de crédito é definido?

Quase sempre, a instituição financeira libera um limite que corresponda à sua capacidade de pagamento. Porém, não é sempre assim que acontece. Na hora de liberar esse valor, as instituições também consideram a existência (ou não) de dívidas antigas, por exemplo. Outras vezes, a de informações sobre o cliente pode resultar em um limite menor.

O que isso significa?

Alguns fatores fazem diminuir o grau de confiança das instituições, dificultando então na hora da liberação dos limites maiores. Veja quais são eles:

  • Nome negativado: Ter o nome negativado, ou popularmente conhecido como "nome sujo na praça", quer dizer que o cliente foi uma ou mais vezes para a lista do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), Serasa, Boa Vista, entre outros. Isso ocorre quando o cliente deixa de pagar ou atrasar suas contas (água, luz, carnês de lojas, aluguel, etc) ou inadimplência de uma dívida;
  • Não comprovação de renda: mesmo não sendo o principal fator que os bancos ou instituições financeiras consideram na hora de aumentar o limite, a comprovação da renda pode sim implicar na liberação de limite maior sim. Mas é claro que deve-se saber que, para ter um bom limite, é necessário demonstrar que você conseguirá pagar suas faturas;
  • Histórico de dívidas: para aqueles clientes que já passaram pela lista dos nomes negativados, com certeza terão mais dificuldades para aumentar seu limite, mesmo que as dívidas já tenham sido pagas. Isso acontece porque o sistema que os bancos e as instituições financeiras trabalham, podem levar em consideração seu histórico, e essa confiança pode levar um tempo para ser construída;
  • Score baixo: o Score é um indicador de perfil financeiro, que é definido pelo Serasa e empresas e bancos podem usar para consultar. Sua pontuação vai de 0 a 1000 e indica qual a probabilidade do cliente atrasar o pagamento de suas contas. Quanto maior a pontuação, maior será o nível de confiança para esse cliente.