Ter um plano de previdência VGBL permite que você possua uma aposentadoria interessante e mantenha o seu padrão de vida. E assim, você não fica dependente da previdência social, o INSS.

Em suma, poupar para a aposentadoria é muito importante, independente da sua idade. É dito isso, pois infelizmente, não é seguro contar somente com a Previdência Social, já que o governo está constantemente fazendo alterações no sistema do INSS.

Ademais, outra grande vantagem do VGBL é que, depois da sua morte os beneficiários ganham os recursos financeiros automaticamente, sem a necessidade de inventário. Dessa forma, você também garante uma estabilidade financeira para a sua família após a sua morte. Diante disso, confira abaixo todos os detalhes sobre o VGBL.

O que á previdência VGBL?

VGBL significa Vida Gerador de Benefícios Livre. Em suma, se trata de um tipo de plano de Previdência Privada aberta ofertado por instituições financeiras a qualquer pessoa física ou jurídica. O VGBL é indicado para quem:

  • Faz a declaração simplificada do Imposto de Renda;
  • É isento de Imposto de Renda;
  • Quer investir mais de 12% da renda bruta anual;
  • Deseja diversificar os seus investimentos;
  • Quer fazer um planejamento sucessório;
  • Quer garantir uma renda melhor na aposentadoria.

Ademais, o diferencial dessa Previdência complementar está na tributação ao resgatar o dinheiro. Além disso, o Imposto de Renda incide somente sobre a rentabilidade e não sobre todo o valor, como acontece em outros tipos de previdência privada.

Os planos VGBL puxam o crescimento do mercado de Previdência Privada no Brasil, e respondem por mais de 90% dos produtos. Além disso, o plano funciona como um seguro pessoal, que também tem cobertura por sobrevivência, sob a forma de renda ou pagamento único.

Dessa forma, a grande vantagem do VGBL é conseguir determinar quem serão os seus herdeiros. Ou seja, quem vai ganhar o dinheiro da sua previdência depois da sua morte. Sendo assim, o produto é indicado para quem pensa em fazer o planejamento sucessório.

Como Funciona o VGBL?

Em suma, assim como os outros planos de Previdência, o VGBL opera como um tipo de poupança para a aposentadoria e demais objetivos ao longo prazo. Ao contratar o plano, você deposita os valores durante certo período, e além de acumular patrimônio, os valores rendem juros.

O valor aportado no plano se aplica em diferentes ativos pelos gestores, com a meta de rentabilizar. Há fundos de Previdência desde os mais conservadores, até os mais arrojados.

Encerrado o período de contribuição (fase de acumulação de patrimônio), você ganha os recursos (fase de renda). Nesta última fase, você começa a aproveitar o patrimônio acumulado, para 3 opções:

  • resgatar todo o montante acumulado de uma só vez;
  • programar os resgates periódicos;
  • contratar uma modalidade de renda.

Ademais, todo plano de Previdência privada exige um prazo mínimo, ou seja, um tempo de carência, durante o qual devem ser feitos aportes, e/ou mantido o investimento, antes de poder resgatar o dinheiro, ou mesmo, fazer a portabilidade.

No caso de resgate, o prazo será de 2 a 24 meses. Enquanto isso, no caso de portabilidade, o prazo de carência é de 60 dias. Sendo assim, a partir do 61º dia após a contratação, já pode ser solicitada.

Quais as vantagens dos planos VGBL?

Os planos de Previdência Privada do tipo VGBL ofertam algumas vantagens para diferentes fins e perfis de investidores. Por ser um investimento de longo prazo, é uma ótima opção para disciplinar os aportes.

Além de ser um meio de garantir o padrão de vida durante a pandemia, você também pode usar o dinheiro do VGBL para comprar um imóvel, pagar as prestações de um financiamento, pagar a faculdade dos filhos ou ter uma previdência privada para os mesmos, bem como para deixar uma herança.

As principais vantagens do VGBL são:

  • Tributação: o Imposto de Renda incide somente sobre a rentabilidade do VGBL;
  • Ausência de "come-cotas": não existe a cobrança de IR a cada 6 meses, como acontece com outras modalidades de investimento;
  • Portabilidade: caso não esteja satisfeito com o plano que contratou, você pode transferir os recursos para outro plano ou outra instituição;
  • Planejamento sucessório: é uma boa opção para quem quer definir os herdeiros. Os recursos investidos em VGBL não fazem parte de inventário. Sendo assim, em caso de morte do titular, o valor é liberado para os herdeiros sem precisar de inventário.

Desvantagens dos Planos VGBL

Dentre as principais desvantagens dos planos VGBL, está a possibilidade de pagar altas taxas, que podem prejudicar o desempenho do investimento. Entretanto, existem instituições que isenta a taxa de carregamento, por exemplo.

Sendo assim, ao invés de fechar contrato com a primeiro que aparecer, vale a pena analisar as outras disponíveis. Além disso, há outras desvantagens do VGBL:

  • Sem benefício fiscal: Você não pode abater os valores pagos da base de cálculo do IR;
  • Liquidez: por se tratar de um investimento de longo prazo, se você precisa do dinheiro a curto prazo, a recomendação é não investir em VGBL;
  • Sem garantia do FGC: os planos de Previdência não são cobertos pelo FGC. Sendo assim, em caso de falência da instituição, você pode perder o valor investido;
  • Custos: há planos com taxas altas que impactam na rentabilidade final do plano.

Afinal, VGBL vale a pena?

Como dito anteriormente, o VGBL pode valer a pena para alguns perfis de investidores. Ou seja, para quem não paga IR, ou para quem faz a declaração simplificada do mesmo, por exemplo.

    Em suma, os planos VGBL ditam o crescimento do mercado de Previdência Privada no Brasil. E assim, o grande diferencial dele, está na tributação ao resgatar o dinheiro. Nos planos VGBL, o IR incide somente sobre a rentabilidade, e não sobre o valor como acontece com outros planos.

    Além disso, esse tipo de plano opera como um seguro pessoa, com cobertura por sobrevivência. Sendo assim, quando o titular morre, o VGBL passa a operar como um seguro, onde os recursos são liberados aos herdeiros, sem precisar de um inventário. Sendo assim, para além de uma aposentadoria, também é uma boa para quem quer fazer um planejamento sucessório.