Muitas pessoas não gostam de matemática ou sentem dificuldade de entendê-la, no entanto, essa ciência exata faz parte de nossa vida muito mais do que a gente pode imaginar e às vezes precisamos ter alguma noção de alguns conceitos para que possamos tomar decisões importantes.

Esse é o caso do conceito de probabilidade, por exemplo. Quais são as chances de algo acontecer? Quais são as chances de um time ganhar um campeonato? Quais são as chances de ganhar na Mega-Sena? Esses são apenas alguns exemplos de situações em que entender de probabilidade pode ser útil.

Naturalmente, quando se fala de probabilidade significa que há uma chance de acontecer e uma chance de não acontecer aquilo que se espera. E, para muitos, essa é a "graça", não ter a certeza se aquilo será conquistado ou não. Então, abaixo, entenda o que é a probabilidade, para que serve e como é feito o cálculo.

O que é probabilidade?

A palavra probabilidade vem do latim "probare", que significa provar ou testar. Tecnicamente, ela é um estudo que diz quais as chances que algo aconteça ou não, mensurando assim a margem de fracasso ou sucesso.

Essa teoria é bastante utilizada nas áreas de estatística, física, matemática e ciências sociais, para entender e concluir quais são as frequências dos acontecimentos.

A probabilidade pode ser usada para saber se existem chances de passar em uma prova chutando as questões, de ganhar um prêmio, da gravidez ser única ou de gêmeos e até mesmo se um time ganha ou perde o campeonato, por exemplo.

Para que serve a probabilidade?

A função da probabilidade é atingir estimativas matemáticas das chances de eventos acontecerem ao acaso. Ela mede o erro e o acerto por meio de acontecimentos favoráveis e desfavoráveis. A análise feita pela probabilidade é chamada de estatística.

Com a probabilidade, especialistas conseguem encontrar respostas até para situações mais complicadas, como obter dados demográficos e econômicos. É possível prever resultados para um melhor planejamento de tomada de decisões.

Como a probabilidade é calculada?

A probabilidade é calculada por meio de uma divisão simples. A maneira mais fácil de calcular probabilidade é dividindo o número de eventos pelo número de resultados possíveis. A fórmula seria a seguinte:

  • P = n (E) / n (Ω)

Exemplo: Há uma possibilidade de tirar 3 num dado de 6 números, logo 1/6.

  • O número de elementos do espaço amostral (Ω) será sempre maior ou igual ao número de elementos do evento (E).
  • Por isso, o menor valor que poderá resultar é 0, ou seja, um evento impossível.
  • Já o maior valor possível é 1, ocorrendo quando o evento é igual ao espaço amostral.

Asssim, chega-se à conclusão de que a probabilidade de E ocorrer num espaço Ω, está contido no intervalo: 0 < P(E) < 1.

Muitas vezes e expressa-se probabilidades em forma de porcentagem, para isso, basta multiplicar o resultado da divisão por 100.

Como funciona a probabilidade no futebol?

Muitos especialistas conseguem identificar qual time tem maior chance de ganhar o campeonato ou ser rebaixado usando a probabilidade.

Até mesmo nos famosos bolão ou pelo aplicativo do Cartola FC a probabilidade entra em campo. Para isso, são usados os algoritmos, IA (Inteligência Artificial), machine learning e big data para criar modelos que preveem quais serão os placares, o total de gols, combinações de resultados, entre outros.

Os maiores clubes futebolísticos do Brasil e do mundo contam com consultorias analíticas esportivas.

Qual é a probabilidade de ganhar na mega-sena?

Na internet, uma das pesquisas mais realizadas é a probabilidade de ganhar na mega-sena. Todos os apostadores querem saber quais suas chances de conquistar o prêmio e ficar milionário.

A probabilidade de acerto em um bilhete da mega-sena com 6 números escolhidos é de 1 em 50.063.860, ou seja, mais de 50 milhões. Já na quina (quando acerta-se 5 números), é de 154.518, mais de 150 milhões, e na quadra (4 números), é de 2.332, mais de 2 milhões.