Você pensou e já contratou algum tipo de seguro? Se sim, é importante saber que na contratação do seguro, você tem uma apólice, que é um dos documentos indispensáveis na contratação de qualquer tipo de seguro.

É a apólice do seguro que vai garantir os direitos e deveres de ambas as partes envolvidas. Nele, deverá conter todas as informações do seguro contratado, bem como a definição das condições de uso e as características do seguro. Por isso é importante manter atenção na hora de contratar um seguro.

Entenda melhor o que é a apólice de um seguro e para que serve.

O que é apólice de seguro?

A apólice de seguro é um contrato formalizado pela seguradora, e tem como objetivo comprovar que o segurado, ou seja, quem fez a concessão do seguro, compreenda todas as condições de uso, cláusulas e riscos pertinentes àquele contrato de seguro.

Na apólice de seguro estarão todas as condições, direitos e deveres de cada parte da contratação do seguro, bem como o valor a ser pago, valor do prêmio, termos de uso, prazos e documentos necessários para acionar o seguro. Então, para o beneficiário acionar o seguro, é preciso pagar uma franquia (este valor deve ser especificado na apólice).

Quais informações devem constar na apólice?

Na apólice, devem constar as seguintes informações:

  • Condições gerais: são os direitos e deveres de cada parte envolvida no contrato, a extensão da cobertura, os valores da cobertura, como é pago o prêmio no caso de sinistro e os prazos vigentes;
  • Condições especiais: são regras específicas de acordo com cada tipo de apólice, assim como cada tipo de seguro;
  • Condições particulares: nesta modalidade são especificados em detalhes a cobertura de indenização a ser pago, quem são os beneficiários, as porcentagens definida para cada um, o valor a receber e vigência daquele seguro.

Quais os tipos de apólice de seguro?

Existem diferentes tipos de apólice que apontam como vai funcionar o contrato do seguro e as suas coberturas. Veja a seguir.

Apólice multirrisco ou compreensiva: nesse caso, a apólice determina a cobertura para vários tipos de riscos e os agrupam em um só documento. O seguro com este tipo de apólice, pode garantir ao segurado coberturas contra o titular e seus bens.

Apólice de riscos nomeados: nesta categoria, só tem cobertura os eventos que estão especificados na apólice. Geralmente, as coberturas são escolhidas pela parte contratante do seguro.

Apólice de recibo: funciona como um contrato temporário e, devido a isso, ela é mais usada para seguros temporários, como por exemplo: uma viagem a ser realizada. Neste caso, a apólice também é utilizada como recibo do pagamento para garantir a cobertura do prêmio do seguro.

Apólice contra danos a terceiros: neste caso, se o segurado cometer algum dano em outra pessoa, essa apólice tem como objetivo indenizar o segurado, isto é, se ele tiver que fazer algum pagamento, como por exemplo uma indenização, essa apólice garante a cobertura desses valores.

Apólice aberta e fechada: uma apólice aberta concede ao cliente do seguro a possibilidade de alterações em sua cobertura, conforme a necessidade. Por outro lado, a fechada não permite mudanças ou modificações no contrato.

Apólice de seguro resgatável: o seguro resgatável é diferente dos demais, pois ele permite que o segurado possa resgatar o valor investido naquele seguro, ou seja, os pagamentos de prêmio. Quanto maior o período em que a apólice do seguro estiver ativa, maior será a porcentagem de devolução que o segurado poderá resgatar em relação ao valor total que ele pagou.