As empresas brasileira Odontoprev (ODPV3) e SulAmérica (SULA11) foram selecionadas para fazer parte do FTSE4Good, um índice criado pela britânica FTSE Russell que mede práticas ESG de empresas abertas de todos o mundo. Esse foi o 5º ano consecutivo de seleção para ambas as empresas

De acordo com a Odontoprev, ela foi avaliada de forma independente, de acordo com os critérios do FTSE4Good, e cumpriu com todos os requisitos para se tornar, novamente em 2021, participante da série de índices FTSE4Good.

Já a SulAmérica destacou em comunicado à imprensa que "aconfirmação pelo quinto ano consecutivo nesse índice evidencia o comprometimento da SulAmérica na evolução da jornada em temas ambientais, sociais e de governança".

O índice FTSE4Good

O índice FTSE4Good é uma série de índices do mercado de ações de investimento ético lançados em 2001 pelo FTSE Group. Entre seus índices estão alguns voltados para o mercado de ações do Reino Unido, dos Estados Unidos, de mercados europeus, asiáticos e aqueles cujo foco são os critérios de responsabilidade social corporativa.

A pesquisa para os índices é apoiada pelo Ethical Investment Research Services (EIRIS). O índice exclui empresas devido ao seu envolvimento na produção de tabaco, armas nucleares, sistemas de armas convencionais ou indústria de energia a carvão e classifica as empresas para sustentabilidade ambiental baseada na inclusão, relações com as partes interessadas, atitudes em relação aos direitos humanos, padrões de trabalho da cadeia de abastecimento e combate ao suborno.

Entre os principais impactos de ser integrante desse índice está na ótima imagem da empresa pelo mundo. Pelos próximos 12 meses ou até que uma revisão do índice seja realizado, a Odontoprev terá o seu nome sendo divulgado internacionalmente e não apenas isso, mas divulgado como sendo uma empresa que respeita o meio ambiente, as relações de trabalho, etc.

Lá fora, na Europa principalmente, os critérios ESG vêm sendo muito levados em consideração na hora dos investimentos e aqui no Brasil, aos poucos eles vão sendo reconhecidos e ganhando espaço de forma que, cada vez mais as empresas têm buscados se enquadrar nesses critérios.

Com esse resultado, a expectativa é que a Odontoprev consiga alcançar, mais facilmente, investimentos do exterior em suas ações e negócios.

O que são empresas ESG?

ESG é a sigla para Environmental, social and corporate governance. Ela é utilizada para designar empresas, investimentos, fundos de investimentos, etc, preocupados com a sustentabilidade e o impacto social.

Para ser considerada uma empresa ESG não basta dizer que se preocupa com o meio ambiente ou com aspectos sociais. Ela precisa ter um bom desempenho operacional ao mesmo tempo em que adota (e comprova que adotou) algumas medidas e práticas que diminuam seus impactos.

Uma empresa ambientalmente consciente vai procurar diminuir ou até eliminar seus impactos negativos na natureza. Já uma empresa que leva em consideração o fator social, se preocupará em fazer uma gestão de relacionamento com empregadores, fornecedores, clientes e comunidade local afetada por sua operação.

Por fim, uma empresa preocupada com uma boa governança vai buscar a maior transparência possível, considerando ações de liderança, regime de auditorias, políticas anticorrupção, controles internos alinhados com o compliance e garantia dos direitos dos acionistas, principalmente os minoritários.

Uma das bases que fundamentam o ESG é o Pacto Global para o desenvolvimento sustentável integral.