Nessa semana o PayPal, empresa de pagamentos online, anunciou que passou a aceitar criptomoedas como o Bitcoin nas transações realizadas por meio dela no Reino Unido. Esse anúncio marcou a primeira expansão internacional dos serviços de criptomoedas do PayPal fora dos Estados Unidos.

Com mais de 403 milhões de contas ativas globalmente, a empresa que tem sua sede em San Jose, na Califórnia, é hoje uma das maiores empresas financeiras tradicionais e justamente por isso acredita-se que a iniciativa possa servir de inspiração para outras empresas.

"Estamos empenhados em continuar trabalhando em estreita colaboração com os reguladores no Reino Unido e em todo o mundo, para oferecer nosso apoio e contribuir significativamente para moldar a função que moedas digitais vão desempenhar no futuro das finanças e comércio globais", disse Jose Fernandez da Ponte, vice-presidente e gerente geral de blockchain, criptografia e moedas digitais do PayPal, em um comunicado.

Serviço já estava disponível nos EUA

Antes de lançar a novidade no Reino Unido, o PayPal já havia lançado a compra e venda de criptomoedas nos Estados Unidos, no início de 2021. Algum tempo depois, ela passou a permitir que seus clientes realizassem compras dos milhões de comerciantes de sua rede pagando com esses criptoativos também.

Naturalmente o PayPal apenas intermedia essas transações de forma que os comerciantes recebem o valor em dinheiro tradicional enquanto o PayPal guarda pra si as criptomoedas. A tendência, porém, é que com o tempo, esse serviço se expanda, e, inclusive, o PayPal já disse estar trabalhando para colaborar nesse sentido.

Assim, ela vem trabalhando, inclusive, para que sua rede possa aceitar novas moedas digitais que ainda possam ser desenvolvidas por empresas e bancos centrais, já que além das criptomoedas também vem sendo tendência mundial que os bancos centrais criem versões digitais para as moedas dos países.

Como vai funcionar no Reino Unido?

Segundo as informações divulgadas pelo PayPal, no Reino Unido os clientes poderão comprar Bitcoin, Etherium e Litecoin em dinheiro por meio de suas carteiras do PayPal online e a exempplo do que já acontece nos EUA, poderão escolher pagar as compra feitas por meio da plataforma utilizando essas criptomoedas.

Dessa forma, especialistas apontam que, além de ser uma iniciativa inovadora, por meio dela o serviço do PayPal passa a rivalizar com as bolsas de criptomoedas estabelecidas, como a Coinbase e fintechs, como a Revolut.