A partir de agora, os mais de 4,5 milhões de associados ao Sicredi, podem ter acesso direto a serviços públicos digitais com a mesma senha do aplicativo da instituição. É dito isso, pois a cooperativa de crédito se tornou a 10ª instituição a ser integrada ao Portal Gov.br.

Além do Sicredi, estão ligadas à plataforma as seguintes instituições: Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Banrisul, Santander, BRB, Sicoob, Itaú e Agibank. O login através da senha do banco oferta nível de segurança prata no Portal Gov.br.

Logo, isso possibilita o acesso a serviços como o Sistema de Valores a Receber, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda e a carteira digital de trânsito. Além da União, o Distrito Federal e 8 estados estão integrados à plataforma.

Portal Gov.br já tem mais de 100 milhões de cadastros

No começo de maio, o Portal Gov.br superou a marca de 100 milhões de pessoas cadastradas. Atualmente, a plataforma disponibiliza o acesso a 4.879 serviços públicos. Desses, 3.931 (80,6%) são completamente digitais.

Nos estados e nos municípios que ingressaram no portal, o usuário pode ter o acesso ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), arrecadado pelos estados. Além disso, é possível regularizar as dívidas com os governos locais e acessar serviços associados ao fornecimento de água e saneamento básico.

Ademais, a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, responsável pela gov.br, diz que o acesso através do aplicativo é seguro. Com a integração, o governo possui acesso somente ao nome completo, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), telefone e e-mail do usuário.

Como acessar?

Ao acessar os sites ou aplicativos governamentais que possibilitam a autenticação através da opção gov.br, o cidadão vai ser direcionado a uma tela que deve apresentar o item "Bancos Credenciados".

Ao acioná-lo e escolher o Sicredi, por exemplo, será direcionado para o ambiente do sistema cooperativo. Em seguida, será necessário informar as suas credenciais de acesso, e assim, você receberá uma mensagem no aplicativo.

Depois desse processo, o correntista recebe o convite a aprovar o compartilhamento dos dados pessoais. Ao final da etapa, o cooperado será direcionado ao serviço que acessou de forma identificada. O compartilhamento da senha do banco com o Portal gov.br pode ser desfeito quando o usuário desejar.