Caso você já tenha solicitado um extrato bancário e, ao conferir os valores e transações percebeu o termo "saque ATM", mas não sabe exatamente o que isso significa, saiba que você não está sozinho.

Muitos são os termos utilizados pelos bancos para sinalizar diferentes tipos de transações e é difícil que estejamos familiarizados com todos. Mas para facilitar um pouquinho a sua vida a gente vai explicar o saque ATM nesse artigo. Veja só.

O que é o saque ATM?

A sigla ATM vem do inglês e significa Automatic Teller Machine. Nós, brasileiros, conhecemos esse equipamento como Caixa Eletrônico, e é ele que utilizamos para sacar dinheiro do cartão de débito ou crédito, além de utilizá-lo para outras transações como pagamentos de contas.

Quais as vantagens desse tipo de saque?

Os caixas eletrônicos surgiram na década de 1960 com o objetivo de facilitar a vida dos clientes de bancos e da população em geral, já que eles permitem sacar dinheiro de forma rápida e prática sem a necessidade de enfrentar grandes filas (normalmente) ou de esperar até que um funcionário do banco possa atendê-lo.

Uma outra vantagem para o usuário é que o caixa eletrônico flexibilizou o horário de acesso a vários serviços bancários, como depósitos e saques. Se as agências costumam funcionar das 10h às 16h, normalmente, os caixas eletrônicos costumam estar disponíveis das 6h às 22h.

Além disso, há alternativas, como os caixas do Banco24Horas que funcionam 24 horas e que podem ser acessados a qualquer momento desde que os estabelecimentos onde eles estejam instalados também estejam abertos, é claro.

E quais as desvantagens?

Por outro lado, geralmente, os caixas eletrônicos limitam a quantidade de saques e de valores diários para cada conta. Se o valor ou a quantidade de transações for excedida, o usuário precisará se dirigir até uma agência bancária para realizar outras operações.

Vale ficar atento também para a cobrança de taxas. A legislação brasileira garante que todos tenham acesso a pelo menos quatro saques desse tipo gratuitos por mês, mas determinadas situações podem gerar cobranças extras. É sempre bom verificar as regras do banco ou da empresa que oferece o serviço do caixa eletrônico.

Como fazer os seus saques?

Basta encontrar um caixa eletrônico mais próximo. Com o avanço das transações bancárias, é possível realizar saques sem o cartão, apenas com sua digital. Para isso, é necessário primeiramente realizar o cadastro da sua biometria, ou também é possível realizar outras transações com o código numérico ou QR Code. Para isso, é necessário estar com seu aparelho celular em mãos e acessar o aplicativo do seu banco e escanear o código que aparecerá na tela do caixa.

Pelo fato do uso do cartão e da biometria serem mais comuns, as etapas para realizar o saque acabam sendo mais simples e mais parecidas de um banco para o outro. Vamos ver um passo a passo de como realizar um saque no caixa eletrônico:

  • insira seu cartão ou utilize sua biometria para acessar sua conta;
  • selecione a opção "saque";
  • digite o valor que você queira sacar;
  • insira a sua senha;
  • Retire o dinheiro no local indicado e conclua a operação