Você vive um dia corrido, acorda cedo, trabalha o dia inteiro, chega em casa, mais coisas para fazer e quando deita a cabeça no travesseiro para então descansar, vem aquela dúvida: será que eu paguei aquela conta que venceu ontem?

Se isso acontece com você, talvez uma alternativa seja utilizar o débito automático, uma ferramenta disponibilizada pelos bancos e instituições financeiras. Porque além da dúvida que fica no ar e que atrapalha seu sono, em muitos casos atrasar as contas pode pesar nas finanças, já que existem as multas por atrasos e os juros.

Assim, o débito automático pode simplificar sua vida financeira e deixar seus pagamentos todos em dia. Mas é claro que nem tudo são flores. Como todas as coisas na vida, essa ferramenta também tem suas desvantagens. Então vamos ver como ela funciona e quais seus pontos positivos e negativos.

O que é débito automático e como funciona?

O débito automático consiste em uma programação dos pagamentos de suas contas. Ele cadastra seus boletos como conta de água, luz, internet, faturas bancárias, entre outros e todos os meses, na data que ele escolheu, o banco ou instituição financeira debita automaticamente esse valor da conta.

Um detalhe que o cliente precisa estar atento é sobre o valor que deve estar na conta no dia do débito, pois o valor poderá ser descontado do seu cheque especial e então vai os juros virão mais tarde. Em alguns casos o pagamento pode ser recusado também.

Como solicitar o débito automático?

Para realizar a ativação do débito automático de sua conta, será necessário autorizar que a instituição debite todos os meses o valor. Cada aplicativo tem suas formas de ativar e suas etapas de verificação e segurança.

É interessante o cliente consultar o convênio que seu banco disponibiliza, pois nem todos oferecem esse serviço.

Como cancelar o débito automático?

Todos os bancos e as instituições financeiras permitem o cancelamento do débito automático. Cada um tem um procedimento diferente, de acordo com o aplicativo do seu banco. Em alguns casos, o cliente recebe benefícios de cashback quando cadastra suas contas em débito em conta. Por isso, deve ficar atento com o cancelamento, pois poderá perder o benefício do cashback em suas faturas.

Vantagens do débito automático

Vamos ver algumas vantagens que o cliente tem quando adere ao serviço de débito automático de suas contas.

Pagamentos em dia

Aderindo ao débito automático, o cliente não corre o risco de perder a data de vencimento de suas contas e mantém elas sempre em dia. O que o cliente deve fazer é se organizar financeiramente para que não fique sem o valor da conta no dia de ser debitada.

Atente-se também com cobranças que o vencimento possa ser nos finais de semana ou feriados, pois o débito pode ocorrer no próximo dia útil.

Você acredita que o débito automático pode funcionar pra você, dificilmente você terá contas em atraso e terá que pagar algum tipo de juros. Isso é ótimo, claro.

Cashback no cartão

Uma novidade para aqueles que ativarem o débito automático é que, algumas instituições financeiras estão fornecendo a modalidade de cashback. Então, além do cliente não se preocupar com o pagamento da sua conta, ainda ganha um valor de volta.

Desvantagens do débito automático

Veja abaixo algumas das desvantagens dessa ferramenta.

É preciso ter o dinheiro em conta

Como vimos, o cliente precisa estar com o dinheiro correto no dia do pagamento de suas contas, ou correrá o risco de ter o valor descontado de seu cheque especial e acabar pagando taxas e juros desnecessários, ou ainda pior, não serem pagas e quando descobrir, o que era para facilitar a vida, acaba virando uma dor de cabeça.

Pagamento não concluído

Confira sempre o extrato para ter certeza que o pagamento está sendo feito corretamente em sua conta. Caso tenha algum problema, você precisará contatar o serviço de SAC do seu banco.

Falta de dinheiro

Pode haver alguma situação que, naquele mês específico, você não conseguirá pagar aquela fatura. Com o débito em conta ativo, você não tem a opção de pagá-la em outro momento.

Cobranças ou taxas

Confira sempre se a sua instituição cobra algum valor pelo serviço, pois há a possibilidade de cobrança. Mesmo que o valor seja pequeno, no final do ano ele poderá fazer uma grande diferença para suas finanças.

Então: devo ou não usar o débito automático?

O uso do débito automático pode ajudar a reduzir muito o tempo que leva para você fazer os pagamentos, assim como ajuda a não deixar aquele boleto pendente. Porém, você deve estar ciente de que sempre terá o valor disponível em sua conta no dia do pagamento.

Caso você queira testar a função, você pode ativar e se ver que não será vantajoso para você, cancele o serviço. Lembrando que o ideal é sempre pagar suas contas em dia para que não seja cobrado valores a mais.