Com o avanço da tecnologia e principalmente da internet, o modo como fazemos comprar evoluiu de uma maneira que hoje, bastam alguns cliques para realizar uma compra na web. Com essa popularização do e-commerce, as lojas de varejo precisaram buscar inovações para conseguirem um certo destaque nesse mercado. Desta forma, quem ganham são os consumidores, que podem desfrutar de grandes descontos e do famoso Cashback Mas afinal, o que é esse tal de cashback e como funciona? Isso você vai descobrir neste artigo.

O que é cashback?

Ao pé da letra, a palavra cashback vem do inglês e significa ''dinheiro de volta''. Ou seja, quando o consumidor faz uma compra, ele recebe parte do valor gasto no produto, de volta. Nos últimos anos, diversas empresas e sites foram criados com a popularização do cashback.

Atualmente, existem diversos sites que oferecem cashback espalhados pela web, sendo os mais conhecidos o da Méliuz e o Ame Digital. Cada emprese tem sua maneira própria de dar o cashback ao consumidor. Enquanto algumas devolvem o dinheiro por meio de transferência bancária, outros acabam transformando o cashback em saldo para futuras compras. Desta forma, o dinheiro fica em uma espécie de carteira digital. As compras podem ser feitas em lojas parceiras do sitw de cashback.

Mesmo com a popularização, os consumidores podem ter muitas dívidas quanto ao cashback e tiraremos algumas delas logo mais abaixo.

Qual a diferença entre desconto e cashback?

Bem, muitas pessoas podem confundir o cashback com os famosos cupons de descontos espalhados pela web. Mas saiba que existe uma grande diferença entre essas duas vantagens que os consumidores recebem.

O desconto faz com que o preço original do produto caina na hora, podendo ter um desconto de 20%, 30%, 40%. Já com o cashback, o consumidor paga o valor total do produto sem desconto, contudo, parte do valor gasto naquele produto é devolvido.

Além disso, enquanto os cupons de desconto possuem diversas restrições, o cashback vale para praticamente todos os produtos da loja parceira, sem restrições.

O cashback pode expirar?

Isso vai depender da empresa de cashbback que o consumidor escolheu. No caso da Méliuz, segundo a própria empresa, o cashback expira se não for resgatado em até 24 meses. Já em outros sites como Ame Digital, Banco Original e Ebanx, o cashback nunca expira. Por fim, no PicPay, o saldo recebido de cashback pode expirar se o app ficar em desuso por um período de 3 meses.

Principais empresas de cashback

No Brasil, existem diversas empresas que oferecem cashback e possuem uma grande variedade de lojas parceiras. Mais abaixo você confere algumas delas:

  • Méliuz
  • Ame Digital
  • PicPay
  • Ebanx
  • Banco Original
  • Madero
  • Banco Inter

E você leitor, já recebeu dinheiro de volta em alguma compra da internet?

Então, gostou do artigo?