Poupar dinheiro pode ser uma tarefa bastante difícil no mundo em que vivemos. A maior parte das nossas atividades exige pagamento (às vezes já nem nos damos conta), nem que seja de alguns centavos e assim, de pouquinho em pouquinho (ou de muito em muito em algumas situações) o nosso dinheiro simplesmente "evapora".

Tudo isso torna difícil a redução de gastos e o objetivo de economizar. E pensando nisso, o Poupar Dinheiro resolveu trazer algumas dicas simples que pode fazer a diferença na sua rotina, fazendo com que sobre mais dinheiro pra você gastar melhor ou mesmo para investir caso esse seja o seu desejo.

Veja abaixo quais são essas dicas.

1. Anote todos os seus gastos

A primeira dica é a mais importante e fundamental para que você comece a poupar dinheiro. Procure sempre anotar os seus gastos do dia a dia sem deixar passar nada. Separe todos os seus gastos, registre qual cartão você usou ou se foi pago em dinheiro vivo, débito ou crédito, se foi parcelado. Aponte tudo mesmo. No primeiro momento você vai se chocar, pois em um único dia a gente consegue gastar muito com almoço, imprevistos, um docinho no final do dia, uma coisa pra casa que você acreditava precisar, entre outras coisas.

2. Corte os gastos desnecessários

A partir do primeiro passo, esse segundo passo será quase automático. Você vai começar a perceber que gasta com muitas coisas que você não precisaria gastar. Então, basta cortar esses gastos.

3. Não realize grandes compras por impulso

Muitas vezes acabamos fazendo compras apenas por impulso. Se você quer economizar, tenha calma e pense bem antes de fazer um grande investimento. Trate de procurar alternativas mais econômicas antes de tomar uma decisão. Por exemplo, você precisa de um carro agora? Não seria mais vantajoso andar de Uber ou transporte coletivo? Pense bem antes de realizar grandes compras. Faça o exercício de pensar por algumas horas ou mesmo por alguns dias a respeito da compra e veja se trata-se de algo que você realmente precisa.

4. Pague à vista sempre que possível

Evite pagar parcelado em muitas vezes porque isso "mascara" um pouco o preço das coisas e você acabar se vendo em uma grande bola de neve com seus cartões. Você começa a parcelar aqui e ali e quando vê, alguns meses depois, você está com uma fatura altíssima apenas de pequenas coisas parceladas. Além disso, é comum que o pagamento à vista tenha algum benefício como descontos. A gente tem que aproveitar esse tipo de coisa sempre que possível.

5. Pague suas contas em dia

Sempre se planeje para fazer o pagamento das suas contas pelo menos um dia antes do vencimento. Desta forma, você paga as suas contas em dia e ainda consegue analisar quanto está gastando e quanto irá sobrar para o restante das despesas. Esse cuidado deve ser tomado especialmente com o cartões de crédito, já que o juro deles é o mais alto do mercado.

6. Estabeleça um valor máximo de gastos com o cartão

Por falar em cartão de crédito, vale lembrar que ele não é renda complementar, tudo o que você compra, você terá que pagar com o que você ganha, portanto, nunca deixe que a sua fatura passe de um determinado valor. Esse valor você mesmo pode estabelecer tendo como base o que você ganha e quais os demais gastos que você tem por mês (aluguel, água, luz, internet, etc).

7. Use poucos cartões e de preferência aos sem taxas

E em relação aos cartões, temos ainda essa dica: há muitas opções de cartões de crédito e débito que não cobram anuidade ou outras taxas. Qualquer gasto a menos é válido, não é mesmo? E outra: evite ter muitos cartões. Isso ajuda na organização financeira e no controle dos gastos. Se puder, concentre suas compras em apenas um deles, assim você sempre saberá tudo o que comprou, quando vence a fatura e nada ficará para trás.

8. Leve comida de casa para o trabalho

Nem todo mundo recebe vale refeição em seu trabalho e acaba tendo que arcar com os custos do almoço. Mas saiba que é possível poupar dinheiro levando sua comida de casa. Além de ser muito mais saudável na grande maioria das vezes, o seu bolso agradece. Faça um cálculo aí: quanto custa um pacote de feijão e um de arroz, por exemplo, e quantas refeições você pode fazer com eles. Agora calcule quanto custa o mesmo número de refeições com mais ou menos esses alimentos no seu restaurante preferido. Aposto que no restaurante será bem mais caro.

9. Procure por promoções e descontos

Precisa comprar algum produto para a casa? Quer pedir uma janta no iFood? Sempre procure por descontos e promoções. Além dos aplicativos de comida, muitos sites de lojas oferecem cupons de desconto, cashback, etc, que muitas vezes faz com que você economize um bom dinheiro.

10. Faça uma lista de compras para o mercado

Este item é fundamental para que você possa poupar dinheiro. Seguidamente quando vamos ao mercado sem uma list de compras, acabamos colocando para dentro do carrinho muitas coisas desnecessárias e que fazem com que gastemos muito dinheiro. Procure fazer em casa uma lista de produtos essenciais para comprar no mercado. Além disso, você também pode procurar pelos melhores preços e ofertas. Criando uma lista de compras, você evita gastos desnecessários. Ah, e nunca vá ao mercado com fome, ok? Isso também acaba fazendo com que compremos mais do que o necessário por puro impulso.

11. Peça roupas emprestadas

Normalmente quando temos alguma formatura ou casamento para ir, acabamos gastando muito dinheiro comprando roupas que serão usadas apenas na ocasião. Uma alternativa que ajudaria você a poupar dinheiro, seria pedir uma roupa de festa emprestada a um amigo ou amiga. Desta forma, além de poupar dinheiro, não precisará deixar uma roupa cara mofando em seu guarda-roupas.

12. Procure por momentos de lazer gratuitos

Normalmente, muitas pessoas gostam de ter como lazer ir ao cinema, ir ao shopping, fazer compras, entre outras coisas que gastam muito dinheiro. Para economizar, procure por momentos de lazer que não vão custar nem um centavo, como por exemplo, programas ao ar livre, parques, exposições. Em algumas cidades, existem peças de teatro e cinema totlmente gratuitos.

13. Faça uma noite em sua casa

Ir a barzinhos e pub's com os amigos pode ser divertido, mas também pode sair bem caro. Então, por que não chamar os amigos em sua casa, fazer uma janta e comprar algumas bebidas no mercado? Com certeza saírá muito mais barato do que ir para a noite ou em algum restaurante. Inclusive, muitas vezes é até mais divertido.

14. Escolha um dia da semana para não gastar nada

Uma alternativa interessante para poupar dinheiro e que realmente funciona, é escolher um dia da semana para ser de gastos zero. Assim, no dia escolhido você não abrirá a carteira para nada. Se conseguir cumprir isso ao menos uma vez por semana, certamente você poupará muito dinheiro.

15. Defina metas para o futuro

Uma boa forma de economizar é ter metas. Faça planos, trace roteiros para alcançar seus objetivos. Isso ajuda muitas as pessoas a poupar dinheiro e pensar melhor antes de gastar.

Conclusão

Poupar dinheiro não é tão difícil quanto parece, basta ter vontade e disciplina. O mais difícil, em geral é começar e incluir em sua rotina os controles de gastos e a diminuição das compras. Depois de um tempo você se adapta e tudo isso passa a ser natural.

Uma dica extra é a de procurar na internet uma boa planilha de gastos. Ela pode te ajudar a visualizar melhor as suas finanças e assim ter um controle melhor também.

Quer ainda uma outra dica? Existem aplicativos bacanas disponíveis na Apple Store e no Google Play que podem te ajudar a manter esse controle na palma da mão, afinal a gente anda o tempo inteiro com os smartphones por perto, né?

Desta forma, você conseguirá atingir seu objetivo que é o de economizar uma boa grana. Esperamos ter te ajudado!