Poupar dinheiro pode ser uma tarefa bastante difícil em meio ao mundo em que vivemos. Praticamente tudo que vamos fazer acabamos gastando dinheiro e muitas vezes não percebemos. Seja pegando um Uber, seja chamando delivery de comida, entre outras ações do dia a dica que fazem com que o dinheiro ''evapore''. Apesar de ser uma tarefa complicada, economizar não é uma tarefa impossível. Neste artigo, você vai aprender a poupar dinheiro com 10 dicas super simples, mas que no final, fazem a diferença.

p

Como poupar dinheiro com 10 dicas simples

1. Sempre anote seus gastos do dia a dia

A primeira dica é a mais importante e fundamental para que você comece a poupar dinheiro. Procure sempre anotar os seus gastos do dia a dia sem deixar passar nada. Separe todas os seus gastos, informe qual cartão você usou, se foi pago em dinheiro vivo, débito ou crédito, se foi parcelado, tudo mesmo. No primeiro momento você vai se chocar, pois em um único dia a gente consegue gastar muito com almoço, imprevistos, um docinho no final do dia, uma coisa pra casa que você acreditava precisar, entre outras coisas.

2. Não realize grandes compras por impulso

Por conta do consumismo, muitas vezes acabamos fazendo compras caras e desnecessárias, apenas por impulso. Se você quer economizar, tenha calma e pense bem antes de fazer um grande investimento. Trate d eprocurar alternativas mais econômicas antes de tomar uma decisão. Por exemplo, você precisa d eum carro agora? Não seria mais vantajoso andar de Uber ou transporte coletivo? Pense bem antes de realizar grandes compras.

3. Escolha um dia da semana para não gastar nada

Uma alternativa interessante para poupar dinheiro e que realmente funciona, é escolher um dia da semana para ser de gastos zero. Assim, no dia escolhido você não abrirá a carteira para nada. Se conseguir cumprir isso ao menos uma vez por semana, certamente você poupará muito dinheiro.

4. Pague suas contas em dia

Sempre deixe o vencimento das suas contas para o dia seguinte do seu pagamento. Desta forma, você paga as suas contas em dia e ainda consegue analisar quanto está gastando e quanto irá sobrar para o restante das despesas. E não esqueça, procure pagar suas contas em dia, desta forma, você já estará economizando dinheiro.

5. Faça uma noite em sua casa

Ir a barzinhos e pub's com os amigos pode ser divertido, mas também pode sair bem caro. Então, por que não chamar os amigos em sua casa, fazer uma janta e comprar algumas bebidas no mercado? Com certeza saírá muito mais barato do que ir para a noite ou em algum restaurante. Inclusive, muitas vezes é até mais divertido.

6. Leve comida de casa para o trabalho

Nem todo mundo recebe vale refeição em seu trabalho e acaba tendo que arcar com os custos do almoço. Mas saiba que é possível poupar dinheiro levando sua comida de casa. Além de ser muito mais saud´vel na grande maioria das vezes, o seu bolso agradece.

7. Procure por promoções e descontos

Precisa comprar algum produto para a casa? Quer pedir uma janta no iFood? Sempre procure por descontos e promoções. Além dos aplicativos de comida, muitos sites de lojas oferecem cupons de desconto, que muitas vezes faz com que você economize um bom dinheiro.

8. Faça uma lista de compras para o mercado

Este item é fundamental para que você possa poupar dinheiro. Seguidamente quando vamos ao mercado sem uma list de compras, acabamos colocando para dentro do carrinho muitas coisas desnecessárias e que fazem co mque gastemos muito dinheiro. Procure fazer em casa uma lista de produtos essenciais para comprar no mercado. Além disso, você também pode procurar pelos melhores preços e ofertas. Criando uma lista de compras, você evita gastos desnecessários.

9. Peça roupas emprestadas

Normalmente quano temos alguma formatura ou casamento para ir, acabamos gastando muito dinheiro comprando roupas que serão usadas apenas na ocasião. Uma alternativa que ajudaria você a poupar dinheiro, seria pedir uma roupa de festa emprestada a um amigo ou amiga. Desta forma, além de poupar dinheiro, não precisará deixar uma roupa cara mofando em seu guarda-roupas.

10. Procure por momentos de lazer gratuitos

Normalmente, muitas pessoas gostam de ter como lazer ir ao cinema, ir ao shopping, fazer compras, entre outras coisas que gastam muito dinheiro. Para economizar, procure por momentos de lazer que não vão custar nem um centavo, como por exemplo, programas ao ar livre, parques, exposições. Em algumas cidades, existem peças de teatro e cinema totlmente gratuitos.

Conclusão

Poupar dinheiro não é tão difícil quanto parece, basta ter vontade e disciplina. Desta forma, você conseguirá atingir seu objetivo que é o de economizar uma boa grana.