A Vittia Fertilizantes e Biológicos decidiu retomar sua oferta pública de distribuição primária e secundária com esforços restritos, que difere um pouco da Oferta Pública Inicial de ações (IPO) por ser uma operação fechada a determinados investidores.

Antes, a Vittia tinha suspendido a operação após serem observadas volatilidade e condições adversas no mercado de capitais.

O retorno da oferta foi anunciado pela Vittia em 30 de agosto deste ano por fato relevante, sendo que a operação parece estar a todo vapor a fim de levar a empresa à Bolsa de Valores de São Paulo (a B3).

Com a finalização da Oferta, a Vittia entrou para a B3 nesta quinta-feira, 2 de setembro, com a ação VITT3 sendo negociada. Em maio, a Bolsa já havia autorizado a listagem da empresa no segmento Novo Mercado, que exige altos padrões de governança corporativa.

Vittia irá fazer aquisições estratégicas com os recursos da oferta

Seguindo um breve calendário, a fixação do preço por ação pelo conselho de administração da Vittia ocorreu em 31 de agosto, e cada ação saiu a R$ 8,60. Considerando apenas as distribuições primária e secundária, a empresa movimenta uma quantia de R$ 382 milhões com a oferta restrita.

A Oferta Restrita consistiu em distribuição primária de 8.326.966 de novas ações emitidas pela Vittia, também considerando ações adicionais, e em distribuição secundária de 36.091.639 de ações de emissão da companhia e de titularidade do Fundo de Investimento Brasil Sustentabilidade, que é o acionista vendedor.

Em regra, na distribuição primária os recursos captados são provenientes da venda de ações da empresa, que os recebe em caixa. Já o dinheiro levantado com a distribuição primária vai para as mãos do acionista vendedor, responsável por ofertar alguns papéis sob sua titularidade.

Segundo o documento divulgado, a Vittia pretende realizar aquisições estratégicas com os recursos, líquidos, captados na distribuição primária da oferta restrita.

Ações adicionais foram ofertadas

Além da base inicial, também foram negociadas 2.558.140 de novas ações referentes a um lote adicional, sendo uma expansão de 6,1% da base inicial, "nas mesmas condições e pelo mesmo preço das ações inicialmente ofertadas, as quais foram destinadas a atender excesso de demanda constatado no momento da fixação do Preço por Ação", consta no documento divulgado.

E, além do lote adicional, está previsto um pacote suplementar de até 15% da quantidade inicialmente apresentada na Oferta, o que dá 6.279.069 de novas ações. Pelo atual calendário, as ações suplementares serão liquidadas em 5 de outubro, o que então envolveria mais recursos.

Fonte: Relações com Investidores (RI)/Vittia.
Fonte: Relações com Investidores (RI)/Vittia Fertilizantes.

Um pouco sobre a Vittia (VITT3)

Com 50 anos de história, a Vittia produz insumos com alta tecnologia para agronegócio. Dona de quatro empresas, sendo elas: Biosoja, Samaritá, Granorte, Biovalens, Vitória Fertilizante e JB Biotecnologia, a Vittia opera em várias linhas do mercado, como defensivos biológicos, condicionadores de solo, micronutrientes granulados para solo e sais para agricultura e pecuária.

Ao todo, o Grupo Vittia possui uma estrutura com oito unidades industriais espalhadas entre o interior de São Paulo e Minas Gerais, mas o alcance dos produtos da empresa é nacional. "A empresa conta com modernos laboratórios e certificados de qualidade, bem como equipe de agrônomos e assistentes técnicos integrados com clientes e a cadeia do setor", consta no site da companhia.