Um acidente ocorrido na mina de Totten, pertencente à Vale (VALE3) e localizada em Sudbury, Ontario, Canadá, no último domingo, dia 26 de setembro, deixou 39 trabalhadores presos na parte subterrânea da estrutura. A informação foi confirmada pela mineradora no fim da tarde de segunda-feira, dia 27 e na manhã dessa quarta-feira, dia 29, ela informou que todos os mineradores já haviam sido resgatados

De acordo com a companhia, uma pá escavadeira que estava sendo transportada no acesso à mina subterrânea se desprendeu, bloqueando o shaft e, com isso, o meio de transporte dos empregados ficou indisponibilizado. Ainda segundo a nota da Vale, todos eles estavam em local seguro e se mobilizando para sair da mina.

"Os empregados estavam na mina no momento do incidente e imediatamente dirigiram-se às estações de refúgio como parte do procedimento padrão. Temos mantido frequente comunicação com eles desde o ocorrido. Não há relato de ferimentos e eles têm tido acesso a água e comida", dizia o comunicado.

Resgate aconteceu aos poucos

Ainda na noite de segunda a Vale informou que a equipe de resgate já havia alcançado os mineradores e que estava iniciado a movimentação via acesso de escadas secundário. "Resgatar os empregados de forma segura e rápida é nossa prioridade número um", informou a Vale.

Já na manhã de terça-feira, dia 28, a Vale voltou a emitir um comunicado informando que 19 dos trabalhadores que estavam presos na mina subterrânea já estavam de volta à superfície e que o restante deles estava à caminho. Um tempo depois, novas informações, divulgadas pelo G1, davam conta de que 33 deles já estavam fora da mina.

E por fim, na manhã dessa quarta-feira, dia 29, por meio de um novo comunicado, a Vale informou que "todos os 39 empregados que estavam na mina subterrânea de Totten em Sudbury, Ontário, Canadá, retornaram em segurança à superfície".

"Gostaria de parabenizar nossa equipe de resgate. Trazer nossos 39 empregados seguros e saudáveis para casa era nossa principal prioridade e estamos felizes que nossos planos e procedimentos de emergência funcionaram bem para conseguirmos este resultado. Todos nossos empregados estão seguros agora e merecem nosso profundo respeito pela perseverança" disse o Presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, de Sudbury, após encontro com empregados e equipe de resgate.

Com os empregados de volta a superfície e em segurança, a Vale iniciará uma investigação sobre o ocorrido para que a companhia possa aprender com o incidente e tomar medidas para garantir que nunca volte a acontecer..

A mina Totten

Inaugurada em 2014, nos primeiros seis meses de 2021, a mina de Totten produziu 3.600 toneladas de níquel. A produção na mina está temporariamente suspensa, em função do acidente e da prioridade em tirar os trabalhadores do local em segurança, porém, segundo o comunicado da Vale, a empresa está "avaliando as medidas necessárias para retomada da produção".

Imagem aérea da Mina de Totten, em Sudbury no Canadá. Créditos: Divulgação/Vale
Imagem aérea da Mina de Totten, em Sudbury no Canadá. Créditos: Divulgação/Vale