O Burger King Brasil, (BKBR3), uma das maiores redes de fast-food do planeta, viu seu balanço piorar ainda mais em meio à pandemia da Covid-19. A rede de restaurantes registrou um prejuízo líquido de R$ 186,7 milhões durante o segundo trimestre de 2020 (2T20). No mesmo período do ano passado, o prejuízo foi de R$ 600 mil.

O montante negativo do semestre, por sua vez, já soma R$ 242,4 milhões no 1S20 contra R$1,8 milhão de lucro líquido captado no semestre do passado (1S19).

De acordo com a administração, o "resultado foi impactado majoritariamente pela atividade operacional que foi muito comprometida no decorrer de todo o segundo trimestre desse ano". Sendo que a rede começou a fechar seus salões a partir de março; e chegou a lacrar 60% dos restaurantes no ínicio do 2T20. Com isso, o Burger King investiu em outras formas de vendas, como Delivery (que cresceu 200%) e Drive Thru que teve alta de 100% em relação ao 2T19.

Esse forte resultado de vendas online fez as ações da companhia subirem 6,72% na sexta-feira de 07 de agosto, cotadas a R$ 11,28, na contramão do prejuízo apresentado. Vale lembrar que no auge da crise gerada pelo novo coronavírus, as ações de BKBR3 chegaram a cair até R$ 6,83.

A receita operacional líquida (ROL) do 2T20 ficou em R$ 292,7 milhões em queda de -56,7% frente ao indicador do ano passado "em função dos efeitos da pandemia que culminaram no fechamento de nossas lojas a partir da segunda quinzena de março, estendendo-se a aproximadamente 60% da base ao longo dos meses de abril e maio", conforme consta no release publicado.

As vendas comparáveis nos mesmos restaurantes tiveram retração de -13,5% neste segundo trimestre. De outro lado, a receita dos canais digitais passou de R$ 33,8 milhões para R$ 107,1 milhões em alta anual de 216,8%; o que compreende a 36,9% da receita do 2T20.

O Ebitda ajustado atingiu R$ 92 milhões negativos no 2T20 em contraste com R$ 95,1 milhões positivos do 2T19, que é uma desvalorização de -196,7%.

A volta preliminar das atividades contou com reabertura de 75% dos restaurantes, chegando em junho com as vendas próximas de 55% do período anterior à crise global. E, no intervalo entre julho e início de agosto o BK já tinha reaberto 90% dos estabelecimentos atingindo 65% das vendas "pré-pandemia".

O 2T20 fechou com 868 restaurantes da marca Burger King e 41 restaurantes Popeyes, com o fechamento líquido de quatro lojas.

Veja os destaques financeiros e operacionais do 2T20:

Balanço geral dos resultados obtidos no 2T20 pelo BK Brasil. Fonte: release.
Balanço geral dos resultados obtidos no 2T20 pelo BK Brasil. Fonte: release.

- Consulte todos documentos do resultado de BKBR3 no 2T20.

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