A Magazine Luiza, listada na bolsa como MGLU3, divulgou na noite de segunda (17) o balanço referentes ao segundo trimestre do 2020 (2T20) mostrando que teve prejuízo de R$ 64,5 milhões no período, revertendo o lucro líquido de R$ 386,6 milhões obtido no mesmo trimestre do ano passado. A empresa alega que o prejuízo foi causado majoritariamente pelo fechamento das lojas em meio à quarentena imposta.

A empresa vem de prejuízo também no primeiro semestre deste ano - R$ 33,7 milhões. Por sua vez, o lucro bruto ajustado do 2T20 foi de R$ 1,4 bilhão impactado especialmente pelo e-commerce tradicional em uma valorização de 13,5% frente ao 2T19.

A receita bruta teve alta e fechou em R$ 6,8 bilhões no 2T20, 31,2% acima do registrado no 2T19 sendo resultado do "acelerado crescimento do e-commerce, incluindo a Netshoes, e a reabertura gradual das lojas físicas no trimestre", conforme explica a companhia.

No semestre, a varejista já marca R$ 13,302 bilhões de receita bruta, uma alta anual de 26,6%. O destaque é a receita de serviços, que cresceu 24,9% no 2T20 devido, principalmente, ao sucesso do Marketplace e do Magalu Pagamentos.

As despesas operacionais fisgaram R$ 1,315 bilhão do magazine neste 2T20, montante 23,6% maior do que o resultado do 2T19. Já a despesa financeira líquida ficou em R$ 94,6 milhões, o que representa a 1,7% da receita líquida do 2T20 "devido, principalmente, à redução da taxa de juros e à melhor estrutura de capital", de acordo com o release publicado.

Resultado de MGLU3 no segundo trimestre de 2020 teve aumento de receita
Resultado de MGLU3 no segundo trimestre de 2020 teve aumento de receita

O indicador Ebitda ajustado estacionou em R$ 147,2 milhões no 2T20 com margem de 2,6% ante 8,8% do 2T19. No semestre, o indicador registrou R$ 421,1 milhões. "O elevado crescimento das vendas do e-commerce, incluindo o marketplace, contribuiu novamente para o EBITDA. Entretanto, a perda de vendas decorrente do fechamento temporário das lojas físicas influenciou a margem EBITDA ajustada", explica a Magalu pelo release.

Em meio à pandemia, o negócio digital saltou 182% no 2T20, representando R$ 6,7 bilhões e 78% das vendas totais, estas que tiveram alta de 49,1% neste trimestre, ficando em R$ 8,6 bilhões entre as lojas físicas, o e-commerce tradicional e o marketplace.

- Veja o balanço de MGLU3 do 2T20 na íntegra

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