A Alpargatas (ALPA4) registrou um lucro líquido recorrente de R$ 215 milhões no fim do quarto trimestre de 2020 (4T20), o que é uma alta de 3% em relação a esse período do ano anterior, se excluído o impacto das despesas não recorrentes, conforme mostra o balanço divulgado pela empresa. Quando consideradas tais despesas, o lucro é de R$ 61,7 milhões, queda de 51,8% frente ao 4T19.

No acumulado de 2020, o lucro líquido recorrente totalizou R$ 442,9 milhões, sendo uma queda de 1,6% na comparação com 2019.

Por sua vez, o lucro bruto do 4T20 atingiu R$ 576,1 milhões com margem de 52,3% e um crescimento de 7,8% quando comparado com o registro desse período de 2019, "resultado do aumento de receita líquida de Havaianas e Osklen, com destaque para o RGM [Revenue Growth Management] no Brasil mitigando parcialmente o efeito de queda de volume no Internacional", disse a Alpargatas.

4T20 e recorde da Havaianas

Segundo o balanço divulgado pela empresa, foi vendido no 4T20 o total de 79 milhões de pares de Havaianas, um volume recorde, "uma performance que consolida a marca no topo do mercado brasileiro e global de calçados e lifestyle", disse a Alpargatas.

Com recorde também nas vendas online, a receita líquida da Havaianas foi de R$ 3,1 bilhões em 2020, sendo um aumento de 6% em relação ao ano anterior. No âmbito da Havaianas internacional houve uma receita líquida de R$ 900 milhões no resultado acumulado em 2020; salto anual de 12% e uma fatia de 28% das vendas da marca.

Com o sucesso das vendas, a receita líquida da Alpargatas ficou em R$ 1,107 bilhão no 4T20, mostrando uma avanço de 10,5% frente a esse período de 2019, destacando-se o mercado brasileiro. Por sua vez, o ebitda recorrente alcançou R$ 282,7 milhões em dezembro de 2020, com alta anual de 19,7% e margem ebitda recorrente de 25,6%, como pode ser visto na tabela abaixo:

Fonte: RI/Alpargatas.
Fonte: RI/Alpargatas.

Segundo a empresa, o bom desempenho da receita líquida no 4T20 teve como principais agentes "o crescimento no Brasil impulsionado pelo aumento do volume em Havaianas de ~7%, pelo aumento do preço médio de ~4% através do gerenciamento efetivo de RGM [Revenue Growth Management], e pelo melhor desempenho da história da Osklen no 4T20, com alta de ~27% do volume e 10% da receita líquida em relação ao 4T19".

Em dezembro de 2020, a empresa registrou uma posição financeira líquida de R$ 461 milhões, contra R$ 299 milhões obtidos no ano anterior, sendo resultado de um saldo de caixa de R$ 705 milhões e um endividamento de R$ 243,9 milhões.

Segundo o balanço divulgado, as despesas operacionais do 4T20 somaram R$ 462,8 milhões, uma alta anual de 25,1%; as despesas gerais e administrativas ficaram em R$ 32,2 milhões no fim do período, fisgando 2,9% da receita líquida. Segundo a empresa, as despesas não recorrentes do 4T20, que influnciaram o lucro, foram de R$ 135 milhões, baseadas em:

  • R$ 76 milhões relacionadas, principalmente, ao fechamento de lojas nos Estados Unidos e da marca Osklen;
  • R$ 51 milhões referentes à reestruturação organizacional, principalmente pela venda de Mizuno e redesenho organizacional;
  • R$ 8 milhões com gastos relativos à Covid 19 (doações e colaboradores afastados do grupo de risco).

Ademais, as ações preferenciais (ALPA4) estavam cotadas a R$ 42 em dezembro de 2020 e as ações ordinárias (ALPA3) findaram o período a R$ 37,85, preços 9,9% e 15,9% maiores do que o trimestre anterior, respectivamente. No fim do 4T20, o valor de mercado da Alpargatas na bolsa de valores brasileira (B3) era de R$ 23 bilhões.