A Telefônica Brasil, dona da Vivo (VIVT4), anunciou na noite de terça-feira, 11 de maio, que registrou um lucro líquido de R$ 942 milhões no primeiro trimestre de 2021 (1T21), sendo uma queda de 18,3% em relação ao mesmo período de 2020.

Pelo balanço divulgado, a companhia disse que a retração do lucro do 1T21 reflete "o aumento da depreciação e da despesa financeira, parcialmente compensadas por menores impostos no período".

No primeiro trimestre de 2021, a base de clientes da Telefônica cresceu 2,9% em relação ao período de janeiro a março de 2020, totalizando 96 milhões de acessos.

Destaques do 1T21 da Telefônica (VIVT4)

Por sua vez, a Receita Operacional Líquida chegou a R$ 10,849 bilhões no 1T21, mostrando uma leve recuperação anual de 0,2 ponto percentual.

Já os custos totais recorrentes totalizaram R$ 6,394 bilhões no primeiro trimestre de 2021, mantendo-se tecnicamente estáveis em relação a esse período de 2020.

Segundo o balanço divulgado, o Ebitda recorrente da Telefônica ficou em R$ 4,455 bilhões no 1T21, configurando leve melhoria de 0,5 ponto percentual. Segundo a Telefônica, esse "desempenho reflete a expansão das receitas core combinada à menor representatividade das receitas não-core e ao rígido controle de custos da Companhia".

De outro lado, a companhia de telecomunicações fechou o 1T21 com um fluxo de caixa livre de R$ 2,199 bilhões, sendo um crescimento de 3,7% em relação ao período de janeiro a março e 2020.

Até abril de 2021, a Telefônica havia anunciado um total bruto de R$ 700 milhões em forma de Juros Sobre Capital Próprio (JCP ou JSCP), sendo que o último pagamento anunciado foi de R$ 280 milhões. Em 2020, a companhia pagou ao todo proventos de R$ 3,24 por ação, levantando um dividend yield de 7%.

Parceria entre Vivo e Dotz no 1T21

Ainda no primeiro trimestre do ano, em 25 de março, as empresas Vivo e Dotz (que está em fase de oferta pública inicial - IPO) fecharam uma parceira estratégica com o objetivo de aumentar a relação comercial entre os negócios.

"As companhias esperam ampliar suas bases de clientes e a oferta de produtos e/ou serviços, além de fomentar o desenvolvimento de novas iniciativas estratégicas", disse a Telefônica. Dentre as ações inclusas no acordo estão:

  • Aumento do prazo do atual acordo comercial entre a Vivo e a Dotz por cinco anos;
  • Ampliação das atividades da Plataforma Dotz no ecossistema da Vivo, com foco principal na fidelização e engajamento dos clientes da Vivo;
  • Disponibilização da Conta Digital Dotz aos clientes da Vivo;
  • Disponibilização de produtos e serviços da Vivo no ecossistema da Dotz.

Vivo vai lançar aplicativo: o Vida V

No mesmo dia da divulgação dos resultados do 1T21, a Telefônica também anunciou em 11 de maio que fechou uma parceria com a Teladoc Health, líder mundial em telemedicina, para a criação de uma nova plataforma digital: a Vida V.

Com lançamento previsto para os próximos meses, o objetivo da Vivo é lançar um aplicativo de serviços de saúde e bem-estar para os atuais clientes e empresas de portes pequeno e médio. Além disso, o Vida V também ficará exposto ao mercado para a captação de novos clientes.

Segundo a informação divulgada, o aplicativo Vida V trará um ambiente digital para consultas médicas, programas de bem-estar, desconto em farmácias, dentre outros.

"Este é mais um passo na construção de um hub de saúde e bem-estar em torno da Vivo, visando promover serviços de saúde relevantes, acessíveis e de qualidade, e reforça o objetivo estratégico da Companhia de criar um ecossistema digital, que irá aumentar a preferência e o engajamento dos clientes", disse a Telefônica.