A Alpargatas S.A. (ALPA4; ALPA3), empresa brasileira dona da marca ícone Havaianas, presente em mais de 100 países ao redor dos cinco continentes, anunciou na noite dessa quinta-feira, 9 de fevereiro, seus resultados referentes ao 4º trimestre de 2021 (4T21). Além disso, a companhia também divulgou um follow-on de ações.

Segundo o relatório trimestral, a marca Havaianas teve uma receita líquida de R$ 1,1 bilhão do 4T21, 7% a mais do que o registrado no mesmo período de 2020. A companhia como um todo, por sua vez, teve um lucro líquido de R$ 303 milhões, o que é 391% a mais na comparação com o 4T20.

Veja outros destaques da empresa no 4T21 e em 2021 e saiba mais sobre a oferta de ações anunciada.

O 4T21 da Alpargatas

A companhia registrou um Ebitda de R$ 169 milhões no período, o que represenda 16% da receita líquida e uma elevação de 35% na comparação com o 4T20. O Ebitda Recorrente, porém, que também foi de R$ 169 milhões, ficou 32% abaixo na comparação com o 4T20

Esse resultado, segundo a companhia, tem relação com uma alta de 42% no preço da matéria prima de seus produtos e que refletiu nos resultados como um todo.

No Brasil, foram vendidos 70,4 mil pares/peças no 4T21, 3,9% a menos na comparação com o 4T20. Já no nível internacional, a Havaianas registrou um aumento de 15,6% nas vendas, com 6.257 mil pares/peças comercializados.

Foram, portanto, 76.701 mil pares/peças vendidas no 4T21. Já no total do ano, foram 260.090 mil pares/peças, um aumento de 13% nas vendas, puxado principalmente pelo segmento internacional, que no ano teve alta de 38,8% nas vendas com mais de 31 mil pares/peças vendidas.

Veja abaixo a tabela com o desempenho consolidado da companhia no 4T21 e em 2021:

Créditos: Reprodução/Alpargatas
Créditos: Reprodução/Alpargatas

Avanço em pilares estratégicos

Na mensagem da administração, a Alpargatas destacou ainda que houve avanços significativos em seus quatro pilares estratégicos ao longo de 2021:

  • Global: os mercados internacionais de Havaianas representaram 32% em 2021 (vs. 27% em 2018) e ultrapassamos a marca de 31 milhões de pares. No Brasil, em 2021 ultrapassamos a marca de 230 milhões de pares vendidos e ganhamos 10pp de participação de mercado com a expansão de distribuição e aumento de penetração nos canais especializados e direct to consumer.
  • Digital: os canais online (DTC e B2B) alcançaram 39% das vendas nos mercados internacionais. A flagship global de Havaianas já é nosso terceiro maior canal individual de vendas. A marca comanda altos níveis de engajamento, conversão e net promoter score em todas as plataformas digitais.
  • Inovação: o portfólio de flip-flops cresceu mais de 30% nos últimos três anos, impulsionado por inovações em escala global. O portfólio de sandálias, rasteiras, sneakers, complementados por acessórios e vestuário, aumentou mais de 200% no período.
  • Sustentabilidade: implementamos o programa de coleta de produtos nos principais mercados e aceleramos lançamentos de produtos com maior índice de materiais reciclados. Além disso, apoiamos iniciativas socioambientais com coleções especiais como a Pride (em parceira com a ONG All Out) e em parcerias com o Instituto Ipê e Conservação Internacional. Avançamos nas frentes ESG, com a estruturação da área de Sustentabilidade e Reputação, responsável por definir e monitorar prioridades, reportando para a Comissão e Sustentabilidade os avanços de mais de 100 iniciativas em andamento, que visam a redução dos impactos ao meio ambiente e economia circular, além de diversidade e inclusão.

Alpargatas lança follow-on para financiar operação com a Rothy’s

Nessa quinta-feira, 10 de fevereiro, a companhia também anunciou uma oferta primária (follow-on) de 37,5 milhões de ações ordinárias e 57,5 ​​milhões de ações preferenciais. O objetivo é levantar recursos para financiar a aquisição da participação na Rothy’s.

Essa participação foi assinada em dezembro e corresponde a 49,99% na Rothy’s, empresa sediada na Califórnia, nos EUA. Ela atua com a fabricação de roupas e calçados a partir de produtos reciclados. O preço dessa aquisição será de até US$ 475 milhões.

Por isso, a ideia da Alpargatas é levantar cerca de R$ 2,53 bilhões. A oferta terá como base o preço do fechamento de ontem, dia 10, que foi de R$ 26,60 por ação preferencial. A definição, porém, deve sair no dia 22 de fevereiro.

Na oportunidade, a Alpargatas informou que os controladores Itaúsa e Grupo MS se comprometeram a participar da operação. Inclusive a própria Itaúsa (ITSA4) também divulgou comunicado reafirmando esse comprometimento.

Os coordenadores dessa operação serão Itaú BBA, Bank of America, JPMorgan, Bradesco BBI e Citi.