A Ambipar é um grupo que trabalha na gestão ambiental, de resíduos e de resposta a emergências. Ele é formado por duas companhias: Ambipar Environment e Ambipar Response. A companhia existe desde 1995, e foi lançada por Tercio Borlenghi Junior, que também é presidente do Conselho de Administração.

A empresa atua no Brasil e em outros 14 países da América do Sul, Europa e África, vindo desde a destinação de recursos sólidos à higienização de ambientes contra agentes infecciosos, como é o caso do novo coronavírus. Ademais, a Ambipar ainda atua nos impactos de incidentes ambientais.

E assim, de forma a ampliar a sua expansão e atuação, a Ambipar anunciou na semana passada, a aquisição de duas empresas. Por meio da sua controlada integral Environmental ESG, ocorreu a compra da Brasil Coleta. Ademais, a Ambipar também comprou 50% da provedora de soluções Bleu Empreendimentos Digitais. Confira os detalhes abaixo.

Ambipar compra Brasil Coleta

Na última quarta-feira (13), a Ambipar comprou, por meio da sua controlada integral Environmental ESG, o controle acionário da Brasil Coleta Gerenciamento de Resíduos. O valor da operação não foi informado.

De acordo com a Ambipar, a Brasil Coleta trabalha há mais de 24 anos no mercado de gerenciamento de resíduos. Ademais, a empresa é especializada na captação, na valorização e na comercialização de Resíduos Industriais e Materiais Recicláveis, incluindo a logística reversa.

O comunicado cita que as suas plantas industriais estão localizadas nos estados de São Paulo, e do Amazonas. Inclusive, devem ser projetadas para o processamento de grandes volumes, e isso permite "a redução substancial de custos logísticos e operacionais". Além disso, a Brasil Coleta se tornou a Ambipar Environmental Brasil Coleta Post Industrial Waste Repurposing S/A.

De acordo com a Ambipar, "A partir deste investimento a Brasil Coleta passa a ter acesso a resíduos em escala nacional e se integra a cadeia verticalizada de valorização de resíduos". Por fim, a empresa diz que a compra não vai ser submetida à aprovação dos seus acionistas, já que foi feita por meio de sua subsidiária de capital fechado. Ademais, o preço pago pela aquisição, não ultrapassa uma vez e meia, o maior dos três valores previstos no artigo 256, II da Lei no 6.404/76.

Ambipar adquire 50% da Bleu

Já na última sexta-feira (15), a Ambipar fez a compra de 50% da provedora de soluções Bleu Empreendimentos Digitais. O valor dessa aquisição também não foi divulgado.

No comunicado enviado para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa disse que a Bleu atua provendo soluções de tokenização de ativos, gestão de carteiras digitais, desenvolvimento de smartcontracts na tecnologia blockchain, consultoria e rastreabilidade de insumos em blockchain e desenvolvimento de blockchains próprias.

"Com essa aquisição, a Ambipar adquire a expertise de desenvolver soluções tecnológicas blockchain, a qual poderá ser utilizada no rastreio de toda a cadeia de resíduos, desde a geração, movimentação, até a valorização, aplicando o conceito da economia circular e trazendo mais transparência, segurança e confiabilidade ao processo, através do produto Gênio Tracking", destaca a Ambipar.

Segundo a Ambipar, a tecnologia blockchain vai ser primordial para a consolidação da estratégia de longo prazo de fazer da Ambipar, uma referência mundial no mercado de compensação de crédito de carbono. Ademais, a Bleu torna-se Ambipar Bleu Technologies, que agora tem uma gestão estratégica e estrutura do Grupo Ambipar, para impulsionar o seu crescimento.

Por fim, a companhia diz que estas compras não vão ser submetidas à aprovação dos seus acionistas. Assim como o outro caso, o preço pago pela compra não ultrapassa uma vez e meia o maior dos 3 valores previstos no artigo 256, II da Lei nº 6.404/76.