A Ambipar (AMBP3) e o banco Bradesco (BBDC3) anunciaram uma parceria bem bacana nessa quarta-feira, 17 de novembro. A partir dela, os clientes do Bradesco vão poder calcular e neutralizar suas emissões de carbono. O maior beneficiado, portanto, é o meio ambiente - e o ser humano, é claro, fica com a consciência mais leve.

A parceria envolve uma nova funcionalidade do aplicativo do banco. A partir dela, os clientes vão poder simular o impacto de atividades diárias na emissão de carbono, observando como seu dia a dia impacta no meio ambiente e, voluntariamente, acessar a opção de neutralizar sua geração de carbono (além de observar hábitos que podem ser mudados, né?!).

Como o cálculo é feito?

O cálculo é realizado considerando padrões de consumo de energia, meios de deslocamento e transporte, gás e internet ao longo de um mês. A metodologia utilizada tem o GHG Protocol como base, uma das principais ferramentas para a identificação e cálculo de emissões de gases de efeito estufa no mundo.

Ao final da jornada no aplicativo, o cliente consegue visualizar qual a sua "pegada de
carbono", ou seja, quanto CO2 está emitindo na atmosfera. Se desejar neutralizar suas emissões, o simulador já calcula o valor equivalente à cota correspondente ao crédito de carbono.

Para onde irão esses recursos?

Os recursos serão destinados inicialmente a projetos de conservação de biomas brasileiros com selo REDD+, a principal certificação de projetos florestais e biodiversidade. Os projetos atuais possuem capacidade de sequestrar da atmosfera mais de 3 milhões de toneladas de CO2, através da preservação de mais de 1.700.000 hectares de floresta nativa.

Em termos de biodiversidade, são milhões de árvores preservadas e mais de 4.258 espécies do bioma (flora e fauna), além de contribuir com famílias da comunidade local, gerando valor para a floresta em pé.

Créditos: Divulgação/Ministério do Meio Ambiente
Créditos: Divulgação/Ministério do Meio Ambiente

Parceria Ambipar e Bradesco

A gestão dos créditos de carbono será feita pela Ambipar, parceira do Bradesco nessa funcionalidade. O cliente receberá um certificado referente à baixa dos créditos adquiridos. Também poderá atestar a aposentadoria desses créditos na plataforma internacional de registro de créditos de carbono, a Verra.

O Bradesco e a Ambipar já neutralizam 100% das emissões de gases do efeito estufa decorrentes das suas atividades operacionais. "Mudanças climáticas é um dos pilares da estratégia de sustentabilidade do Bradesco e da Ambipar. A agenda ambiental é relevante e urgente, e entendemos que o engajamento coletivo é essencial para atendimento dessa agenda. Por isso, a ideia com a nova funcionalidade é conscientizar também os nossos clientes, possibilitando que eles contribuam voluntariamente para uma causa maior, compensando as suas emissões e apoiando a preservação da floresta", explica a diretora executiva do Bradesco, Glaucimar Peticov.

"Este projeto corrobora com nossa estratégia de atuação, possibilitando escala ao
mercado voluntário de créditos de carbono, principalmente de projetos florestais que promovam o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, a preservação da floresta em pé e a valorização da biodiversidade", complementa Petivoc.

Ainda segundo a Ambipar, esta parceria será positiva porque deverá fortificar a sua verticalização na comercialização a partir da popularização do tema de credito de carbono.

- Veja na integra o comunicado divulgado pela Ambipar.