Há quase um ano, em julho de 2020, a Caixa Econômica Federal lançou uma nova linha de empréstimo, atrelada ao também novo Saque-Aniversário do FGTS. O objetivo, segundo o banco na época, era trazer "condições diferenciadas aos trabalhadores, que não precisarão esperar o mês de seu aniversário para terem acesso aos recursos do Saque-Aniversário".

Em geral, essa nova linha de empréstimo foi, na verdade, nomeada de "Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS", onde a Caixa disponibiliza o valor solicitado (limitado a até 3 parcelas do saque-aniversário), sendo cobrada uma taxa por mês, e o beneficiário precisa dar como garantia o saldo do Fundo - que fica bloqueado.

Por sua vez, lançado em 2020, o saque-aniversário é uma nova modalidade lançada pelo governo, que possibilita o resgate de uma parte do dinheiro guardado na conta do FGTS, sempre e somente no mês de aniversário do trabalhador.

De outro lado, com a nova linha de crédito da Caixa, é possível antecipar o recebimento do saque-aniversário por meio de um empréstimo. Ficou confuso? Calma, que mais abaixo nós explicamos tudo isso e você irá entender melhor.

Entretanto, antes de qualquer coisa, o trabalhador brasileiro deve conhecer e prestar atenção nas entrelinhas no contrato do crédito, que, como acontece em outros tipos de empréstimo, inclui taxas mesmo em se tratando de uma 'antecipação do saque-aniverário do FGTS'.

Brasileiros estão antecipando Saque-Aniversário do FGTS com empréstimo; como fazer?

Após a possibilidade de fisgar uma parte do FGTS trazida pelo saque-aniversário, muitos brasileiros sentiram vontade de antecipar o benefício, que de início só dava para ser retirado no mês de aniversário do beneficiário.

Vendo isso, a Caixa mantém em 2021 a linha de empréstimo que usa o saldo do saque-aniversário do FGTS como garantia de pagamento. Para isso, o trabalhador pode pedir a antecipação de até 3 parcelas do saque-aniversário e assim receber esse dinheiro diretamente na conta digital.

"A Caixa bloqueia o saldo na conta do FGTS para fins de garantia, bloqueio esse que pode chegar ao valor total do Fundo a depender da contratação. E libera o valor da Antecipação em sua conta no dia seguinte", explica o banco.

No site da Caixa, o brasileiro precisa seguir um passo a passo para solicitar o benefício, que inclui a adesão ao próprio saque-aniversário e a contratação do empréstimo junto ao banco.

- Todo o processo da antecipação do saque-aniversário do FGTS (o empréstimo) é feito somente pela Caixa.

Segundo a Caixa, a taxa de juros da antecipação do saque-aniversário do FGTS é de 0,99% ao mês, sendo "a mais baixa para empréstimos a pessoas físicas", disse o banco. Entretanto, é preciso ter em mente que isso daria quase 12% de juros ao ano sobre o dinheiro resgatado.

Desta forma, apesar de ser vantajoso - e atraente - a possibilidade de ter em mãos um valor correspondente a até três anos do saque-aniversário de uma só vez, é preciso estudar se realmente vale a pena o pagamento dos juros que serão cobrados todo mês.

Cuidados a tomar antes de fazer qualquer empréstimo

Apesar de ser algo bom conseguir um dinheiro extra - principalmente em meio à pandemia de covid-19-, todo tipo de empréstimo deve ser feito com cuidado; isso para que a ajuda momentânea não vire uma tremenda dor de cabeça no futuro, chamada dívida.

Mesmo na antecipação do saque-aniversário do FGTS - que tem como garantia o saldo do fundo já em posse do trabalhador -, o empréstimo em si é rodeado de juros.

Por regra, o quando uma instituição financeira faz empréstimo, ela disponibiliza o valor solicitado e atribui uma taxa de juros, que varia bastante. Então, por exemplo, se você pedir 5 mil reais emprestado, com certeza pagará um valor muito maior ao longo do tempo, sendo então preciso que o solicitante tenha organização financeira para quitar o crédito a tempo.

Caso o empréstimo não seja pago dentro do prazo, a instituição financeira passa a cobrar também uma taxa para o atraso, o que pode complicar a vida de qualquer um.

Desta forma, se você está procurando por alternativas de empréstimo de dinheiro, cuide para encontrar opções com taxas baixas e atente-se também para a situação da instituição financeira escolhida, visto que não são apenas os grandes bancos que podem executar essa atividade.

Uma dica é pesquisar em sites de reputação, como o Reclame Aqui, para ter uma ideia de como a empresa costuma trabalhar. Aqui vale falar sobre um golpe muito comum no país, onde a falsa empresa solicita pagamento antecipado para fornecer um empréstimo.