Com a chegada do verão e a onda de calor, fica praticamente inevitável utilizar o ar-condicionado ou ventilador. Contudo, sabemos que esses aparelhos podem ser grandes vilões na conta de luz dos brasileiros. Mas afinal, qual desses aparelhos economiza mais luz, o ar-condicionado ou o ventilador?

Imagem: Pixabay
Imagem: Pixabay

Ar-condicionado ou ventilador, qual é mais econômico?

A disputa é antiga, mas ambos aparelhos são muito usados pelos brasileiros por conta das altas temperaturas no verão. Mas afinal, qual gasta mais e qual é mais econômico?

Bem , vamos lá, primeiro vamos falar do ar-condicionado, que pode ser uma boa opção de economia de energia se você escolher o modelo da LG, Split Dual Inverter, com 9.000 BTUs e 730 W de potência. Se utilizado por 8 horas diárias, a conta pode bater em R$ 141,00 aproximadamente.

Esse é apenas um exemplo, pois, o valor da conta pode variar conforme a potência e a temperatura desejada pelo usuário. Contudo, os novos modelos Dual Inverter podem entregar até 70% de economia se comparados com modelos antigos.

Agora ao falarmos do ventilador, estamos diante de um aparelho extremamente econômico. Ao contrário do ar-condicionado, o ventilador utilizado por 8 horas diárias pode custar R$ 29 na conta de luz. Desta forma, o ventilador se torna uma opção mais atrativa para quem quer economizar.

Para se ter uma ideia, um ar-condicionado equivale a quase 5 ventiladores de 150 watts de potência. Essa é a potência comum em ventiladores de mesa, de coluna e de teto.

Afinal, qual é melhor?

Decidir entre ar-condicionado e ventilador não se resume apenas ao aspecto financeiro, mas também leva em conta considerações sobre conforto, ruído e preferências individuais.

Trata-se de uma escolha pessoal: optar por um ambiente mais fresco, mesmo com um custo mais elevado, ou economizar e lidar com temperaturas mais altas. Cada opção possui seus pontos positivos e negativos, sendo crucial considerar suas necessidades e possibilidades ao fazer a escolha entre ar-condicionado e ventilador.