A rede de atacarejo Assaí (ASAI3) registrou aumento de 62,2% no lucro líquido no segundo trimestre de 2021, em relação ao mesmo intervalo de 2020. A quantia saltou de R$ 188 milhões para R$ 305 milhões. No semestre, os ganhos atingiram R$ 545 milhões, alta de 81,1%.

Esse foi um dos principais destaques do relatório trimestral apresentado na noite de ontem, dia 27 de julho. Além disso, também chamou a atenção a receita líquida que atingiu R$ 10,049 bilhões, um incremento de 22,2% na comparação com o ano passado, quando foram contabilizados R$ 8,2 bilhões.

O crescimento orgânico (que leva em conta as vendas em novos estabelecimentos) foi de 13,2% e nas mesmas lojas chegou a 9,2%. Houve a inauguração de 3 lojas no 2T21 e há ainda outras 25 novas lojas em fase de obras em 14 estados, seguindo o plano
de expansão para 2021.

Aliás, o total dos investimentos brutos no trimestre atingiu R$ 610 milhões, e isso gerou um aumento de 14% da área de vendas, equivalente a 100 mil m², nos últimos 12 meses.

"Esse resultado é impulsionado principalmente pela alta performance da expansão orgânica, refletindo a acelerada maturação das 19 lojas inauguradas nos últimos 12 meses, além da maior participação de clientes consumidor final e de um patamar ainda elevado de inflação", afirmou a empresa em relatório de resultados.

Veja mais detalhes da apresentação de resultados.

Performance de vendas

No semestre, as vendas líquidas totalizaram R$ 19,5 bilhões, um crescimento de 21,6% na mesma base de comparação. Segundo o relatório, "esse desempenho foi impulsionado pela expressiva performance das lojas inauguradas nos últimos 12 meses (+12,6%) e pelo resultado consistente das vendas ‘mesmas lojas’ (+10,2%)".

Ebitda

O lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda, na sigla em inglês) do Assaí somou R$ 793 milhões entre abril de junho, um avanço de 42,2% ante o mesmo intervalo do ano passado.

Os números reportados levam em conta os ganhos fiscais obtidos após exclusão do ICMS da base de cálculo do Pis e Cofins. A companhia informou que registrou contabilmente o crédito, líquido de provisão, no valor total de R$ 62 milhões (R$ 40 milhões na receita líquida e R$ 22 milhões no resultado financeiro decorrente de atualização monetária), e que é passível de ajustes.

Ao excluir os créditos, a receita avançou 21,7%, para R$ 10,009 bilhões, enquanto o lucro cresceu 40,4%, para R$ 264 milhões, no segundo trimestre, ante o mesmo intervalo de 2020.

Estratégia ESG

A estratégia de sustentabilidade da Companhia contempla 6 eixos de atuação, na qual se desdobram compromissos, metas, ações e indicadores. Destacam-se como resultados socioambientais do trimestre:

Combate às mudanças climáticas

O Assaí divulgou a meta de redução de 30% das emissões de carbono da operação até 2025, com base no total emitido no ano de 2015. As metas anuais para o alcance desse resultado estão atreladas à remuneração variável da média e alta liderança, reforçando o compromisso da Companhia com o meio ambiente.

Além disso, a Companhia também tem como objetivo a redução na geração de resíduos para aterro, e, a partir das iniciativas para melhor aproveitamento e menor desperdício, teve um aumento da taxa do que pode ser reciclado para 41%, reduzindo a destinação de resíduos para aterro sanitário em 2p.p. em comparação ao 2T20.

Engajamento com a sociedade

Dando continuidade ao apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade, as doações de alimentos no semestre totalizaram 220 toneladas, beneficiando mais de 23 mil famílias. Além disso, através da Campanha de Solidariedade retomada em maio de 2021, as lojas do Assaí já arrecadaram mais de 240 toneladas de alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza que foram redistribuídos para instituições sociais parceiras do Assaí.

Gestão integrada e transparente

A fim de aperfeiçoar as políticas e práticas socioambientais, no último trimestre, o Assaí também firmou associação com o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Valorização das pessoas

A companhia ainda apresentou avanços significativos em diversidade e inclusão:

  • O número de mulheres em cargos de liderança (gerência e acima) totalizou 25,2%, um ganho de +5p.p. em relação ao 2T20;
  • 65,0% dos(as) nossos(as) colaboradores(as) se autodeclaram pretos(as) ou pardos(as) de acordo com a Campanha de Autodeclaração Étnico-Racial;
  • 2,1% dos cargos de liderança são ocupados por pessoas negras;
  • Lançamento do Manual Antirracista para todos(as) os(as) colaboradores(as), reforçando nosso compromisso de promover o combate à discriminação e o respeito aos direitos humanos;
  • Adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, assumindo o compromisso de promover o respeito e os direitos às pessoas LGBTQIA+;
  • Parceria com a Transempregos, apoiando a promoção de oportunidades de trabalho para pessoas Trans;
  • Realização da 5ª Semana da Diversidade com ações diárias sobre os temas LGBTQIA+, Gerações, Gênero, Pessoas com Deficiência e Raça, envolvendo colaboradores(as) de escritórios, CDs e lojas.

Veja na íntegra o relatório de resultados da Assaí.

Ações ASAI3 sofrem queda

As ações do Assaí chegaram a abrir a bolsa em alta 2,41% na manhã dessa quarta-feira, dia 28 de julho, porém, logo após iniciaram uma queda que já chega a 4%. Cada ação da companhia estava custando R$ 87,38 por volta das 13h30.