A Aura Minerals (AURA33) anunciou nessa sexta-feira, 30 de julho, que que as operações em sua mina de ouro San Andres, em Honduras, foram retomadas após terem sido interrompidas de forma ilegal por protestantes no dia 8 de julho.

De acordo com Rodrigo Barbosa, Presidente & CEO da Aura, o reinicio das operações se deu de forma pacífica e como resultado de um diálogo entre as partes, por meio do qual se chegou a um acordo. O motivo das manifestações não foi divulgado.

Recentemente, a companhia divulgou uma prévia do segundo trimestre de 2021 (2T21) apontando que a produção da mina foi de 23.124 GEO no período, o que representou um aumento de 162% comparado ao 2T20, e em linha com as expectativas.

Ainda assim, nessa sexta-feira, em nova nota divulgada, a Aura afirmou que vai publicar projeções atualizadas consolidadas para cada uma de suas Unidades de Negócios e que espera que o impacto dessa paralisação não tenho sido muito alto.

Ainda assim, alguma diferença poderá ser sentida. Tudo isso poderá ser conferido no dia 10 de agosto de 2021, quando a empresa deve fazer a divulgação das Demonstrações Financeiras e da Discussão e Análise da Administração do 2º trimestre de 2021.

Problemas em outras minas

Além da mina San Andres, a Aura também apresentou problemas na produção da mina Gold Road no segundo trimestre de 2021, conforme informado já na prévia operacional.

A produção no período, nessa unidade de trabalho foi abaixo da produção do primeiro trimestre de 2021 como resultado de uma transição do modelo de contratação, que passou de terceirização para a internalização dos operadores.

Adicionalmente, a redução da produção também foi atribuída a problemas no principal transformador de energia da mina e a teores inferiores aos esperados em certas áreas. O transformador foi reparado com sucesso ao fim do segundo trimestre de 2021.

Mesmo com esses problemas, porém, a Aura ainda registrou uma produção recorde na soma dos últimos 12 meses.

A Aura

A Aura Minerals é uma mineradora canadense com foco na exploração, desenvolvimento e operação de projetos de ouro, cobre e outros metais nas Américas. No Brasil, a companhia possui as subsidiárias Mineração Apoena, que opera a mina de ouro São Francisco em Nova Lacerda, no Mato Grosso (MT), e a Mineração Vale Verde, responsável pelo projeto de cobre e ouro Serrote da Laje em Craíbas, em Alagoas. A Aura tem também as minas de ouro Aranzazu no México, e San Andres em Honduras