A Aura Minerals (AURA33) anunciou nessa quinta-feira, 4 de novembro, que seu Conselho de Administração decidiu interromper os investimentos em sua subsidiária de controle integral indireto, a Z79 Resources e sua subsidiária de controle integral indireto a Gold Road Mining Corp (GRMC), proprietária da mina de Gold Road. O objetivo é focar em operações e projetos de maior escala, informou a companhia.

Rodrigo Barbosa, Presidente e CEO da companhia comentou: "sabíamos que a aquisição de Gold Road era arriscada uma vez que Gold Road não possuía Reservas Minerais Prováveis e Provadas. No entanto, vimos em Gold Road uma oportunidade a um custo baixo de iniciar pequeno, gerar caixa e gradualmente crescer até tornar-se uma mina maior", explicou.

"Agora, com teores e resultados menores que aqueles esperados, somados aos resultados dos estudos de geologia que não confirmaram, de acordo com nossa expectativa, o potencial de Gold Road de crescer sua produção gradualmente no médio prazo, a Aura decidiu limitar suas perdas com Gold Road e focar capital e esforços em projetos maiores que terão maior relevância em nossa estratégia de crescimento como Almas, Matupá e outros", disse ainda o CEO.

Contexto

Em 27 de março de 2020 a Aura anunciou em um fato relevante publicado em conjunto com a Para Resources Inc., informando que a companhia havia completado a aquisição de todas as ações emitidas e em circulação da subsidiária da Para, a Z79. Essa operação incluía a aquisição da subsidiária de controle integral da Z79, a GRMC, proprietária da mina de Gold Road.

As ações foram adquiridas pelo valor nominal de US$ 1. Adicionalmente, GMRC assumiu determinados passivos devidos à PPG Arizona Holdings LP, uma afiliada da Pandion Mine Finance LP, sob um acordo de pré-pagamento de compra de ouro, aditivado e reescrito. De acordo com os termos do Contrato PPF, a GRMC deve pagar para PPG aproximadamente US$35 milhões, de acordo com um cronograma de pagamentos estabelecido.

A Dívida da GRMC é garantida pela Z79 e pela mina de Gold Road, além da participação acionária da Z79 na GRMC. A Aura não é garantidora da Dívida da GRMC. A GRMC e a Z79 estão em discussão com a PPG em relação a alternativas ao Contrato PPF.

Priorizar alocação de capital

A decisão da Aura de interromper os investimentos na Z79 e na GRMC, segundo o documento divulgado, é resultado da decisão da companhia de priorizar alocação de capital e foco da administração em seus ativos operacionais de maior escala, como a mina de ouro de San Andres em Honduras, a mina de ouro Ernesto/Pau-a-Pique no Brasil, a mina de cobre, ouro e prata de Aranzazu, no México, por exemplo. Além disso, ela també consideram como projetos com potenciais maiores, o de ouro de Almas e Matupá, no Brasil.

Do total de 191.389 onças equivalentes de ouro (GEO) produzidas pelas subsidiárias da Aura nos 9 primeiros meses de 2021, apenas 9.614 GEO foram produzidas por Gold Road (5% do total) e a administração da companhia acredita que a contribuição percentual de Gold Road à produção total continuaria a se reduzir no curto e médio prazos, assim que os novos projetos fossem colocados em produção nos próximos anos.

Z79 e GRMC avaliam alternativas estratégicas

Segundo o Fato Relevante publicado pela mineradora que trabalha principalmente com ouro, a Z79 e GRMC estão agora avaliando alternativas estratégicas incluindo a disposição da mina Gold Road e ativos relacionados. Enquanto isso, o Conselho de Administração da GRMC decidiu ser de melhor interesse da GRMC descontinuar gradualmente as operações e iniciar o processo de colocar o projeto Gold Road em estado de cuidados e manutenção, em curto prazo.

A mina de Gold Road

Localizada no histórico distrito de mineração de Oatman, no norte do Arizona, a nordeste da fronteira Califórnia-Nevada-Arizona e a 40 quilômetros a sudoeste de Kingman, Arizona, a Gold Road é uma mina de ouro subterrânea, de veio estreito. Sua localização sempre foi considerada estratégica em função da excelente infraestrutura logística das comunidades próximas.

A mina de Gold Road. Créditos: Divulgação/Aura
A mina de Gold Road. Créditos: Divulgação/Aura