Na próxima segunda-feira, 14 de fevereiro, o governo federal inicia o pagamento do Auxílio Brasil de fevereiro para quem tem Número de Identificação Social (NIS) final 1. Neste mês, 556,54 mil novas famílias ingressam na folha de pagamento.

E assim, todas as pessoas elegíveis foram selecionadas, o que deve manter a fila do programa zerada. Com as adições, o Auxílio Brasil bate um novo recorde de contemplados em um mês. Ou seja, passou de 17,5 milhões para 18,05 milhões de famílias. O investimento total supera os R$ 7,3 bilhões.

De acordo com o ministro da Cidadania, João Roma:

"A cada mês, o Governo Federal reforça o compromisso com as pessoas mais vulneráveis do país, mostrando a preocupação em garantir a dignidade e promover a cidadania de todos. Mais uma vez, a gestão do presidente Jair Bolsonaro alcança uma marca inédita, com o recorde que ultrapassa os 18 milhões de beneficiados".

Pagamentos do Auxílio Brasil

Em suma, os pagamentos seguem o calendário habitual do programa, conforme o NIS. As transferências ocorrerão de 14 a 25 de fevereiro, sempre nos dias úteis.

Para ter acesso ao programa, as famílias precisam atender aos critérios de elegibilidade, bem como ter os dados atualizados no Cadastro Único nos últimos 24 meses. Além disso, não podem ter informações divergentes entre as declaradas no cadastro e as de outras bases do Governo Federal.

A seleção é realizada de forma automática, levando em conta a estimativa de pobreza, a quantidade de famílias atendidas em cada cidade, e o limite orçamentário anual do Auxílio Brasil, através do Sibec.

O cartão é enviado automaticamente às famílias que ingressam no Auxílio Brasil, em nome do Responsável Familiar. Com o cartão, a pessoa pode realizar os saques parciais ou no valor integral do benefício. Ademais, pelo app Caixa Tem, o beneficiário pode pagar as suas contas, fazer transferências e consultar extratos, entre outros.

Notificações e serviço

Em suma, as famílias incluídas na folha de pagamento do Auxílio Brasil em fevereiro, já começaram a ganhar as notificações. Entretanto, a mensagem informa um valor parcial, pois a folha ainda está em processamento.

Os valores totais, incluindo o Benefício Extraordinário, que aumentou o valor mínimo do Auxílio Brasil para R$ 400 até dezembro de 2022, só estarão disponíveis nos canais de consulta, a partir do dia 14 de fevereiro.

Por fim, há 3 canais de atendimento. O número 121, do Ministério da Cidadania, reúne as informações e é a central para denúncias. Além disso, o número 111 é o canal de Atendimento ao Cidadão da CAIXA e disponibiliza informações sobre o cartão e o saque do benefício. Ha também, o aplicativo Auxílio Brasil, que dá detalhes sobre o benefício.