A companhia aérea Azul (AZUL4) anunciou nessa quarta-feira, 9 de fevereiro, o primeiro Embraer cargueiro Classe F do mundo. Trata-se de um avião que pode transportar cargas na cabine, um projeto considerado inovador.

A iniciativa foi realizada internamente e em parceria com a LHColus Tecnologia, começando pelo desenvolvimento do projeto conceitual, preparação da cabine, prova de conceito e voos de teste, levando finalmente à certificação da aeronave pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 1º de fevereiro deste ano.

Mais custo-benefício

Segundo a Azul, a adição desse tipo de frota à operação da Azul Cargo adiciona flexibilidade e custo-benefício ​​à sua operação logística, porque a inovação expande a capacidade de carga do Embraer E195 (E1) de 7 para 15 toneladas, alavancando significativamente o seu baixo custo de viagem.

Além disso, esse novo tipo de aeronave reforça o compromisso da Azul com as práticas ESG e com o meio ambiente, pois o ganho em eficiência equivale a uma redução de 7.900 toneladas de carbono emitidas por aeronave, por ano.

"A Azul ajudou a dobrar o mercado de aviação brasileiro nos últimos treze anos. Um fator fundamental para esse crescimento foi o E1. Hoje, com o lançamento do primeiro cargueiro Embraer Classe F do mundo, pretendemos novamente transformar o mercado brasileiro, desta vez em logística", afirma Abhi Shah, Vice-Presidente de Receitas da Azul.

"Com incomparável flexibilidade operacional, confiabilidade, acesso à variada infraestrutura aeroportuária, o E1 Classe F é a aeronave perfeita para oferecer uma vantagem competitiva a nossos clientes de logística", completa Shah.

Cabine Classe F

A categorização na Classe F significa que a aeronave é certificada para transportar cargas na cabine, como dito acima. Isso acontecerá por meio de containers resistentes calor e ao fogo, com um sistema inovador de detecção de incêndio através de câmeras térmicas.

Veja fotos:

Créditos: Divulgação/Azul
Créditos: Divulgação/Azul
Créditos: Divulgação/Azul
Créditos: Divulgação/Azul

Sobre a Azul

A Azul S.A. (AZUL4) é hoje a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, tendo mais de 900 voos diários, para mais de 140 destinos. Com uma frota operacional de aproximadamente 160 aeronaves e mais de 12.000 funcionários, a Azul possui mais de 240 rotas.

Em 2020, a Azul conquistou o prêmio de melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor Travelers' Choice, sendo a única empresa brasileira a receber este reconhecimento.