A Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (GOLL4) anunciou nessa terça-feira, 21 de setembro, que assinou um protocolo de intenções com a empresa irlandesa Avolon com a finalidade de adquirir ou arrendar 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Com essa novidade, a empresa mostra que seu olhar está cada vez mais voltado para a atuação ESG.

De acordo com o comunicado, a companhia espera iniciar operações com uma malha aérea brasileira usando aviões eVTOL em meados de 2025. Para isso, depende, é claro, de que as aeronaves sejam entregues dentro do prazo e com sucesso. Os recursos para esse investimento serão providos pelo Grupo Comporte, uma entidade que pertence ao acionista controlador da Gol.

O comunicado divulgado informou ainda que será utilizada "a expertise em aviação da Gol para desenvolver a malha aérea utilizando as aeronaves VAX4 eVTOL". Criado pela empresa britânica Vertical Aerospace, o modelo VA-X4 eVTOL é considerado um dos táxis aéreos mais avançados tecnologicamente e confiáveis atualmente em desenvolvimento.

Mercado doméstico será mais atendido

"O acordo com a Avolon e o Grupo Comporte faz parte, também, da estratégia comercial da Gol de expandir seletivamente no mercado de transporte aéreo regional, abrindo novas rotas para mercados domésticos pouco atendidos", disse a empresa no material divulgado em seu site de relações com os investidores.

Veja o documento na íntegra clicando aqui.

Além disso, essa decisão estaria alinhada com outra aquisição feita pela Gol em junho de 2021: a da MAP Transportes Aéreos, quinta maior empesa aérea doméstica do Brasil, com uma frota de ATRs de 70 assentos que operam em rotas na região amazônica, a partir do Aeroporto de Manaus, e nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, a partir de Congonhas, o maior aeroporto doméstico do país.

"Uma nova frota para uma nova era de viagens aéreas e mais conectividade", destacou a companhia aérea.

Outras medidas do compromisso ESG

A Gol opera atualmente uma frota de 127 aeronaves Boeing 737 e transportava, na pré-pandemia, mais de 37 milhões de passageiros por ano. A companhia planeja fazer a transição de 75% de sua frota para as aeronaves 737-MAX mais eficientes até 2030, que reduzem as emissões de carbono em 16%.

A companhia destacou ainda que a adoção do Boeing MAX e das aeronaves eVTOL, juntamente com outras inovações, tais como o uso de biocombustíveis, formarão os componentes-chave na estratégia da Gol para atingir a neutralidade de carbono até 2050.

Sobre a Aeronave VA-X4 eVTOL

O VA-X4 é um veículo elétrico pilotado do tipo Decolagem e Pouso Vertical (eVTOL) e com emissão zero de carbono. O VA-X4 será capaz de viajar a mais de 320 km/h, com alcance de 160 km e capacidade para quatro passageiros e um piloto. A aeronave decola verticalmente, permitindo-lhe operar dentro e fora das cidades e outros locais confinados.

Além disso, o VA-X4 é 100 vezes mais silencioso e seguro do que um helicóptero, e está sendo certificado pelos mais altos padrões globais, liberando acesso ao mercado internacional. Mais informações, podem ser obtidas no www.vertical-aerospace.com/va-x4.

A Vertical usou o know-how de parceiros e fornecedores renomados e experientes na indústria aeroespacial, incluindo Honeywell, Microsoft, Rolls-Royce e Solvay, para desenvolver controles de voo avançados, tecnologia da informação, motores elétricos e tecnologia industrial de ponta em sua aeronave VA-X4.

O primeiro passo da nova parceria é a realização de um estudo de viabilidade, incluindo a certificação da aeronave e análise da infraestrutura necessária para operar essa aeronave com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e outras autoridades aeronáuticas nacionais e internacionais.

A Avolon espera concluir o processo de certificação do VA-X4 no Brasil até 2024, com a Companhia iniciando voos comerciais com o eVTOL como parte de sua malha aérea em meados de 2025.

Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.

A Gol é a maior companhia aérea do Brasil, líder nos segmentos corporativo e de lazer. Desde sua fundação em 2001, ela é a empresa de mais baixo custo unitário na América Latina, o que possibilitou a democratização do transporte aéreo. A Companhia mantém uma aliança estratégica com a American Airlines e a Air France-KLM, além de disponibilizar aos clientes diversos acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias.

Sobre a Avolon

Com sede na Irlanda e escritórios nos Estados Unidos, Dubai, Cingapura, Hong Kong e Xangai, a Avolon oferece leasing de aeronaves e serviços de gestão de leasing. A Avolon é 70% de propriedade de uma subsidiária indireta da Bohai Leasing Co., Ltd., uma empresa pública listada na Bolsa de Valores de Shenzhen (SLE: 000415) e 30% de propriedade da ORIX Aviation Systems, uma subsidiária da ORIX Corporation que está listada em as Bolsas de Valores de Tóquio e Nova York (TSE: 8591; NYSE: IX).

A Avolon é o terceiro maior negócio de leasing de aeronaves do mundo com uma frota própria, gerenciada e comprometida, em 30 de junho de 2021 de 837 aeronaves. Para mais informações, visite www.avolon.aero.

Sobre a Vertical Aerospace

A missão da Vertical Aerospace é tornar as viagens aéreas pessoais, sob demanda e livres de carbono. A empresa tem um ecossistema de parceiros de primeira linha incomparável e é apoiada pela American Airlines, Avolon, Rolls-Royce e Honeywell, entre outras. As parcerias da Vertical minimizam riscos de execução e seu caminho para a certificação, permitindo uma estrutura de custos enxuta e a produção em escala.

Com velocidades projetadas acima de 300 km/h (200 milhas/hora), quase silencioso durante o voo, zero emissões e baixo custo por passageiro por milha, espera-se que o VA-X4 abra a mobilidade aérea urbana para uma nova gama de passageiros e transforme a forma como as pessoas viajam. Para obter mais informações, visite www.vertical-aerospace.com.