No mundo corporativo, existem inúmeras siglas e termos em inglês, e compreendê-las é indispensável para traçar as estratégias no papel ao iniciar o seu negócio. A sigla B2C (Business to Consumer, ou "da empresa para o consumidor") é um exemplo.

B2C é a definição de um modelo de negócio, e uma pergunta fundamental que o empreendedor deve fazer é: quem vai ser o cliente? Compreender o público alvo e conhecê-lo é indispensável na jornada do seu novo negócio.

B2C: o que é esse modelo de negócio?

Veja a seguir, o que é e como funciona o modelo de negócio B2C.

O que significa B2C?

B2C (Business to Consumer, ou "da empresa para o consumidor") é um modelo de negócio em que as empresas se conectam diretamente com o consumidor final, ou seja, cliente pessoa física, possibilitando assim, a venda de seus produtos e serviços.

Um açougue, uma farmácia, agropecuária ou uma barbearia, são alguns exemplos de empresas que atuam no modelo B2C, pois conectam os seus produtos e serviços sem intermediários ao cliente final.

O que difere na prática o modelo B2C e B2B?

Na prática, e de forma direta, a diferença do modelo de negócio B2C e B2B é o cliente final. Enquanto no modelo B2B a empresa vende um produto ou serviço para CNPJ, o B2C é o oposto, uma vez que o cliente final é a pessoa física.

Como funcionam as vendas B2C?

Aparentemente, quando pagamos R$ 9,99 é melhor do que a R$ 10,00, concorda? Esse é um tipo de tática que as empresas utilizam para induzir o consumidor a comprar usando algumas estratégias de marketing, que vão desde a ordem dos produtos na prateleira, cor, segmento de consumo até a tática de preços terminados em R$ 9,99 ao invés de valores inteiros, como R$ 10,00.

No B2C, o preço de vendas do produto tende a ser menor, e para o volume de vendas crescer é preciso que as empresas transformem o conhecimento da neurociência, comportamento do consumidor entre outras estratégias de vendas em consumo em necessidades de satisfação ao cliente.

Porém, no modelo de negócio B2B, o valor de venda dos produtos ou serviços tende a ser bem mais alto, como de empresa de segurança patrimonial ou escritório de contabilidade, por exemplo. As estratégias de negócios são bem diferentes.

Como funciona a comunicação no B2C?

A comunicação B2C tem como foco, conectar o maior número de pessoas dentro do público-alvo. Comerciais de TV, embaixadores das marcas, patrocinadores de filmes, séries e reality shows, e os tradicionais outdoors de rua e panfletos são alguns exemplos de ações de comunicação e marketing focadas no modelo de negócios B2C.

O modelo de negócio B2C é altamente disputado, e pede ações mais enérgicas de preço, marketing e comunicação visual para atrair o cliente. Normalmente com tom persuasivo, as comunicações B2C precisam enaltecer os benefícios do produto ou serviços, manter uma sintonia com o cliente de forma física, e também através das redes sociais, afinal, quem não é visto não é lembrado.

Entenda o seu cliente

A essência de todo negócio é o cliente, portanto, busque compreender e entender ele, estude o seu comportamento, seus desejos e o que mais gera valor e interesse em seu dia a dia.

Por fim, escolha o modelo de negócio que tem mais a ver com o seu produto ou serviço e trabalhe na melhor experiência de consumo para o seu cliente.