Um evento da B3 realizou um toque de campainha pela Equidade Racial. O evento falou sobre a importância de combater o racismo estrutural e promover ações que ajudem a aumentar a representatividade racial nas empresas.

O evento buscou debater os comportamentos e as ações concretas que podem contribuir para a transformação cultural que eleva a representatividade e a equidade racial na nossa sociedade. No seu discurso de abertura, o CEO da B3, Gilson Finkelsztain, disse que é importante debater o racismo estrutural.

Inclusive, a B3 anunciou ainda, um programa de capacitação no Mercado Financeiro, para trabalhar a educação financeira e a empregabilidade. O curso se direciona para pessoas negras, é gratuito e online. Abaixo, confira os detalhes.

B3 lança curso para pessoas negras

Durante o seu discurso no evento, Finkelsztain disse que "Para a B3, evoluir em diversidade é prioridade e estamos no caminho. Só neste ano, até outubro, cerca de 25% das pessoas que contratamos eram negras. Há 3 anos, as pessoas negras representavam cerca de 10%. Hoje, representam quase 20% dos nossos funcionários".

Ademais, Ana Buchaim, diretora executiva de Pessoas, Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da B3, falou sobre a meta de diversidade e inclusão da empresa:

"Avançamos em diversidade a partir de ações diretas focadas em atrair, capacitar e reter esses profissionais. Em outra frente, criamos núcleos de discussões, um deles focado em Raça, com o objetivo de ampliar e nivelar o conhecimento sobre a temática racial na organização. Fomentando o diálogo, promovemos uma cultura baseada em respeito ao mesmo tempo que criamos um ambiente voltado para o desenvolvimento das pessoas. É assim que queremos evoluir".

No que diz respeito ao programa de capacitação, não existe um limite de vagas. Em suma, todos que atenderem aos critérios de seleção - pessoas negras, maiores de 18 anos - poderão participar do curso. A capacitação se divide em módulos que englobam desde conteúdos sobre como organizar as próprias finanças, e fazer investimentos, como voltados à teoria sobre os mercados financeiro e de capitais.

Quem terminar o curso com um bom aproveitamento, vai poder passar para a segunda fase. A mesma inclui a análise das respostas dadas pelos participantes no momento da inscrição e também de seus currículos. E assim, a B3 quer localizar as pessoas que se identificam e desejam trabalhar no mercado financeiro.

Em suma, as 200 pessoas selecionadas vão para uma etapa de desenvolvimento de competências comportamentais, plano de carreira e preparação para entrevistas de emprego. Os 60 alunos que se destacarem, serão reconhecidos com uma bolsa para cursos preparatórios de certificações do mercado financeiro.

Dentre eles, estão o CPA 20 (distribuição de produtos de investimento para clientes de alta renda e institucionais), PQO (Programa de Qualificação Operacional) e CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento), entre outras.

Por fim, as inscrições para o programa podem ser feitas até o fim do mês de dezembro, por meio deste link. Todo o programa pode ser realizado de forma online, por pessoas de todos os cantos do Brasil.

Com informações B3.