O PIX é o novo sistema do Banco Central que deverá trazer intensas mudanças no cenário atual de TED, DOC e boletos, pois o sistema do BC será gratuito e vai funcionar todos os dias da semana, incluindo feriados, por 24 horas. Inúmeras instituições financeiras passarão a integrar o PIX em suas plataformas, como o banco digital Nubank, que já se pronunciou sobre o assunto.

Após o Nubank ter apresentado o PIX ao mercado, o banco Santander lançou uma campanha publicitária nesta terça-feira (25) para anunciar o SX, um novo meio de pagamento que estará atrelado ao sistema do governo central e que terá "outros benefícios", conforme explicou o banco sem dar mais detalhes.

O SX do Santander não terá limite de transações e o dinheiro será movimentado em tempo real, isto é, em questões de segundos. De acordo com o banco, o sistema poderá ser usado por pessoas físicas e também por empresas. Os usuários poderão fazer transferência, pagamentos diversos além da opção de fazer compras na internet, caso a empresa forneça o PIX como forma de pagamento.

Santander antecipa o cadastro das chaves

O Banco Central só vai liberar o PIX para uso a partir do dia 16 de novembro, no entanto, os interessados poderão escolher, do dia 5 de outubro em diante, uma chave para facilitar na hora das transações, esta que pode ser um número de telefone, e-mail, CPF, CNPJ ou um apelido aleatório criado automaticamente pelo sistema. A ideia é que a chave substitua a tradicional inserção de dados (nome do banco, CPF, nome completo, número da agência e nº da conta) no momento de fazer transferência de dinheiro e outras operações, mas isso não é obrigatório.

O Santander está antecipando os cadastros de chaves para agilizar os trâmites e confirmar os interesses no PIX. Desta forma, os interessados que são clientes do banco já podem acessar o site para definir até 5 chaves por conta. Esses dados servirão de base para o cadastramento oficial das chaves em outubro e para a adesão do PIX em novembro.