No mundo hoje há uma infinidade de opções de cartões. Cada vez mais nos deparamos com startups e fintechs que oferecem a possibilidade de ter uma conta digital e um cartão de débito e/ou de crédito sem pagar nenhuma taxa por isso, entre outros benefícios.

E isso, às vezes nos deixa um pouco desconfiados. Estamos acostumados com os bancos tradicionais e em alguns casos até nos questionamos como é possível que essa empresas ganhem dinheiro pelos serviços oferecidos, se elas não cobram por boa parte deles.

Uma dessas empresas que vem despontando no mercado é a PicPay. Uma startup criada em 2012 na cidade de Vitória no estado do Espírito Santo. Atualmente ela é considerada dona do um dos maiores aplicativo de pagamentos do Brasil. Já em 2019 ela possuia cerca de 20 milhões de clientes. Hoje já são mais de 50 milhões.

Achamos que isso, por sí só já diz um pouco sobre a empresa, afinal, se tantas pessoas confiam nela, é porque deve ser segura e deve ter benefícios. No entanto, ainda assim é importante que a gente conheça melhor qualquer empresa onde possamos colocar o nosso dinheiro, antes de fazer isso.

Por isso, o Poupar Dinheiro traz esse artigo. Aqui vamos falar um pouco mais sobre a conta digital e o cartão de crédito.

O PicPay

Como já dito, o PicPay nasceu em 2012 como uma carteira digital e em 2013 ele lançou a opção de pagamento P2P (pagamento pessoa para pessoa). Posteriormente, ele começou a oferecer também a opção de pagamentos voltada para empresas.

Mais recentemente, em 2019, ocorreu o lançamento do cartão. Desde então, além de usar o saldo para pagamento de compras, há também a possibilidade de deixar o dinheiro rendendo na carteira digital. Lá o rendimento é de 100% do CDI.

Então, vale a pena o cartão PicPay?

Como funciona o PicPay

O PicPay surgiu para adicionar às carteiras digitais um método de pagamento que dispensa o uso do dinheiro e dos cartões de débito e crédito físicos. Com o PicPay é possível receber pagamentos por meio de boletos, transferências bancárias (TED e DOC) ou cartão de débito.

Para sacar o dinheiro da carteira digital, voce pode transferi-lo para outro banco ou sacar em um terminal do Banco24Horas. Essa transferência pode ser feita por meio de TED ou Pix. Além disso é possível utilizar o saldo para fazer pagamentos a outros usuários utilizando o cartão, TED ou Pix.

Outra das formas de pagamento é pela opção da leitura de um QR Code com a câmera do smartphone. O cliente também tem a opção de quitação de valores para empresas credenciadas. Porém, é preciso se cadastrar no aplicativo para ter acesso a essas funcionalidades.

PicPay para empresas

Há duas modalidades do PicPay para empreendedores, sendo elas para:

  • autônomos;
  • profissionais liberais e pessoas jurídicas (PJ).

Existem tipos específicos para microempreendedor individual (MEI), divididos em pequenas, médias ou grandes empresas e, também, para e-commerce.

Para Microempreendedor Individual (MEI) e para as grandes empresas, ambas têm as opções de venda no crédito ou débito sem taxas de maquininha, acompanhamento das transações em tempo real e valor da venda cai direto na conta bancária.

Já nas Pequenas Empresas, não se repete a opção de venda no crédito ou débito sem taxas de maquininha, porém as demais são iguais.

Cartão de crédito PicPay

O cartão de crédito PicPay, ou PicPay Card, tem a opção do cartão virtual para uso de aplicativos e compras pela internet e também é possível solicitar um cartão físico.

Ele não cobra anuidade, o que é uma facilidade e uma vantagem para o cliente, e ainda oferece 5% de cashback em compras (eventualmente, porém, surgem promoções onde mais de 5% é oferecido).

O usuário realiza pagamentos via QR Code (nos estabelecimentos online e físicos que aceitam) ou nas maquininhas da Cielo.

O PicPay disponibiliza a bandeira Mastercard, que pode ser utilizado diretamente nas maquininhas, inclusive por meio de pagamentos contactless (por aproximação).

Como solicitar o seu cartão PicPay

É bastante simples e fácil ter um cartão PicPay. Basta seguir as seguintes instruções disponibilizadas no site da empresa:

Instruções para pedir o cartão PicPay. Créditos: Reprodução/PicPay
Instruções para pedir o cartão PicPay. Créditos: Reprodução/PicPay

Ou seja, você precisa baixar o aplicativo, criar uma conta gratuita no PicPay e fazer o pedido do cartão. Em seguida o PicPay vai te informar se você tem a função crédito disponível.

Outra forma de pedir o cartão é pelo próprio site do PicPay Card.

Limite do PicPay Card

O limite do PicPay Card está disponível pelo aplicativo, que por sua vez, está disponível para celulares com iOS ou Android. No aplicativo é possível controlar toda a sua conta do PicPay, também tem acesso as funcionalidades tradicionais ao app de um banco, como:

  • controle de faturas;
  • acesso ao limite;
  • histórico de compras;
  • informações pessoais e referentes ao cartão.

Agora você já sabe um pouco mais sobre o PicPay então pode decidir com mais segurança se vai usar ou não o aplicativo.