O banco N26 tem sede em Berlim, na Alemanha, e chegou com a ideia de facilitar a vida de seus clientes, pois sua abertura exige apenas 8 minutos e sua praticidade é maior que muitos bancos tradicionais que estamos acostumados. Agora ele está chegando ao Brasil, mas como será que o N26 funciona em outros países?

Antes de mais nada cabe ressaltar que para os brasileiros que possuem cidadania europeia, seja ela portuguesa, italiana ou qualquer outra de países onde o Banco N26 atue, não precisa comprovar endereço na Europa, apenas é necessário apresentar o passaporte europeu como comprovante de identidade. Em alguns países pode ser necessário apresentar outros documentos, dependendo do banco.

Vamos ver nesse artigo como funciona a conta N26 em outros países.

Como o N26 funciona fora da Alemanha?

O N26 é um banco alemão, mas atua em todos os países da zona do euro, aproveitando o "banking passport", que é um recurso do mercado comum europeu, onde permite atuar em todos os estados membros.

Por ser um banco totalmente digital e simplificar a abertura das contas, o banco é muito procurado por estrangeiros recém-chegados à Europa e ainda disponibiliza de vários idiomas. Sua base de clientes está nos países como Portugal, Espanha, Itália, França, Irlanda e outros.

A conta no N26 será vinculada ao país onde foi feito o pedido. Entretanto, o IBAN será sempre do banco alemão. A origem do IBAN não limita seu uso em outros países. Existe uma lei europeia, que foi regulamentada em 2016, onde impede que os estabelecimentos rejeitem o cartão pela origem do IBAN.

N26 em Portugal

O cartão N26 funciona normalmente em Portugal e permite retirar dinheiro em qualquer caixa eletrônico, transferência de valores para contas portuguesas e pagamento de compras online e em lojas físicas, solicitando a máquina Visa em vez do Multibanco, caso a loja trabalhe com máquinas separadas.

Isto ocorre em Portugal porque o N26 é considerado um cartão estrangeiro, e em alguns casos não pode ser usado na mesma máquina de pagamentos dos cartões portugueses.

Para pagamentos, o banco N26 permite o cadastro de débito direto e o IBAN da conta tem registro com o fornecedor. Em Portugal existe o pagamento de contas por referência Multibanco, onde é um sistema local e só pode ser utilizado em contas bancárias portuguesas, o que limita o seu uso por contas estrangeiras.

N26 na Espanha

Apenas na Espanha é possível abrir conta e receber um IBAN espanhol em vez de um alemão, como ocorre nos outros países. Ao colocar a Espanha como local de residência, o processo fica um pouco mais rigoroso e passa a exigir um NIF, que é um número de identificação fiscal espanhol.

Por ter um IBAN diferente, a Espanha exige essa restrição local. Já os outros países podem ser usados identificadores de outras origens, inclusive o CPF brasileiro.

N26 na Alemanha, Áustria e Itália

Contas do banco N26 abertas na Alemanha, Áustria ou Itália, são as únicas que permitem realizar depósitos de dinheiro em papel moeda, sendo possível utilizar um recurso chamado CASH26 em lojas parceiras. Na Itália, o banco N26 abre contas com IBAN local, italiano.

N26 nos Estados Unidos

Nos EUA, o banco N26 tem funcionalidade diferente da matriz europeia. O banco atua em parceria com o Axos Bank. Outra coisa é que o cartão de débito vem com bandeira Visa, emitido pela Visa USA, em vez de MasterCard.

Para abrir conta no N26 dos EUA, é preciso residir ou ter um endereço nos Estados Unidos e um Social Security Number (SSN).

Quando vai ser lançado o N26 no Brasil?

Em 2019, o banco N26 fez seu anúncio de que iria começar suas operações no Brasil, onde foi aberta sua sede em São Paulo e iniciou o processo para regulamentar sua atuação no país. Havia previsão para seu lançamento ser em 2020, porém a data está para esse ano de 2021 e a confirmação continua incerta.

Por enquanto, segue a expectativa para seu início em solo brasileiro e também para os brasileiros estrangeiros residentes no Brasil. No Brasil, o N26 está com uma lista de espera, e para se candidatar, basta você clicar em "lista de espera" neste site e depois inserir o seu e-mail.

A conta do banco N26 vale a pena?

Acreditamos que sim, especialmente para quem vive ou tem residência temporária na Europa, ou viaja com frequência. Com ele pode-se fazer saques sem pagamento de tarifas, o que é uma grande vantagem para quem vive no exterior.

Como entrar em contato com o N26

Acesse o site do banco N26. Se precisar de ajuda, o Banco oferece uma equipe de suporte disponível via telefone, e-mail ou chat, tudo pelo aplicativo ou site. O suporte é realizado em inglês, alemão, espanhol, francês ou italiano.