Uma parte dos aposentados e pensionistas do INSS foram convocados a realizar a prova de vida de maneira totalmente digital, por meio dos aplicativos Meu INSS e Meu Gov.br, desde agosto de 2020.

Em tempos normais, esta exigência pode ser realizada com os segurados diretamente no banco em que recebem o benefício, apresentando um documento de identificação com foto, como carteira de identidade, de trabalho ou de habilitação.

Em determinadas instituições, a prova de vida pode ser realizada em terminais de autoatendimento, devido a nova tecnologia implementada, a biometria.

Os segurados também têm a possibilidade de realizarem o processo com o intermédio de um procurador, que deverá se dirigir até uma agência da Previdência Social, tendo um atestado médico que deve ser emitido pelo médico com menos de 30 dias e uma procuração registrada em cartório.

Como fazer prova de vida pelo INSS online

Prova de vida para beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade

Para estes beneficiários, está disponível para realizar a prova de vida desde o mês de agosto do ano passado, pelo aplicativo "Meu INSS".

Devido a dificuldade de locomoção, que deve ter comprovação por um atestado ou declaração médica, os documentos podem ser anexados e enviados totalmente pela internet.

Prova de vida online

Primeiramente, é necessário fazer o download do aplicativo "Meu INSS" e "Meu gov.br", que estão disponíveis para Android e iOS.

Após, o beneficiário deve tirar uma foto do rosto (selfie) com a câmera frontal do celular.

Tenha em mãos a CNH ou título de eleitor, pois o aplicativo solicita a data de emissão do documento que usará na comprovação da identidade.

Esta medida é utilizada desde 2012 pelos beneficiários para evitar fraudes no recebimento do benefício.

A prova de vida foi suspensa em de março de 2020, desde quando se deu início às medidas de isolamento contra a pandemia da Covid-19.

Essa decisão foi tomada em medida de segurança e saúde dos segurados do INSS, no qual sua maioria é composta por pessoas do grupo de risco do novo coronavírus.

Passo a passo da prova de vida online

Para começar, confira se seu celular possui os dois aplicativos: "Meu INSS" e "Meu gov.br".

Vale lembrar que a nova funcionalidade só está disponível para os convocados do teste inicial da prova de vida digital.

Como baixar o aplicativo Meu INSS

  • O Meu INSS está disponível nos sistemas Android e iOS. Para baixá-lo, basta acessar as lojas Google Play e App Store.
  • Depois que você baixar o aplicativo, faça o login e utilize os mesmos dados do site Meu INSS. Se você ainda não tenha cadastro, faça no portal.gov.br;
  • Depois de logar, vá até a opção "Prova de Vida", que se encontra na tela inicial e após em "Iniciar a prova de vida";
  • Aparecerá um comunicado na tela, no qual diz que o procedimento será continuado em outro aplicativo, o gov.br.

Aplicativo gov.br

  • Para continuar a prova de vida digital do INSS será preciso, portanto, instalar e acessar o outro aplicativo: Meu Gov.Br;
  • Baixe o aplicativo na Play Store (iOS) ou na Google Store (Android) de seu celular;
  • Depois de baixar o aplicativo, deve realizar a autenticação da prova de vida pelo Meu Gov.Br. Clique em "Autorizações", depois em "Autenticar" e após em "OK".
  • A prova de vida pelo Meu INSS bate as informações do seu cadastro com a base geral de dados do Governo Federal. Assim, como acontece no processo convencional no banco ou na Previdência Social, é necessário informar algum documento que contenha uma foto, para comparar com a biometria facial.
  • O beneficiário deve informar a data de emissão da CNH ou número do Título de Eleitor
  • No final, é necessário tirar uma foto do rosto, conforme as instruções disponíveis na tela. Por questão de segurança, serão feitos vários registros. Em caso de erro na captura, uma notificação aparecerá na tela do aparelho.

Feito isso, a prova de vida pelo Meu INSS será concluída, realizada totalmente online através dos aplicativos.