A população sempre sonhou com a aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), benefício esse garantido por lei a todo brasileiro que cumpra os requisitos do governo. Mas acontece que, de uns tempos para cá, os ainda contribuintes do sistema estão cada vez mais ansiosos e aflitos quanto ao tema; e muito disso é causado pela tão polêmica reforma da previdência que, por exemplo, vem para aumentar a idade exigida. Junto a isso, outras questões atingem o trabalhador, como o tempo mínimo de contribuição e a idade exigida para o pagamento do benefício.

Então, muitos se perguntam: quanto tempo falta para minha aposentadoria? A boa notícia é que o próprio INSS possui uma ferramenta que pode esclarecer isso a você, trata-se do simulador de aposentadoria.

Esse é o simulador oficial do INSS que usa as informações que estão na base de dados do órgão sobre o histórico empregatício do trabalhador e calcula, de forma online e gratuita, quanto tempo ainda falta para que o pedido de aposentadoria possa ser feito. Isso acaba com as dúvidas do trabalhador e ainda deve ajudar no seu planejamento financeiro.

Vale dizer que recentemente o simulador ficou fora do ar para que as novas regras da reforma da previdência fossem incluídas. Desta forma, ao usar a ferramenta, você terá acesso a informações oficiais e atualizadas.

Mais abaixo vamos te ensinar a descobrir quanto tempo falta para sua aposentadoria e aproveite para compartilhar esse artigo com amigos e familiares pelas redes sociais após a leitura.

Simulador de aposentadoria: como funciona e como baixar o MEU INSS em 2022

O "Simulador de Aposentadoria" é um serviço que ajuda o beneficiário a saber quanto tempo falta para se aposentar (por idade ou tempo de contribuição). A simulação é feita com as informações que estão na base de dados do INSS, sendo, portanto, segura.

Para ter acesso ao simulador de aposentadoria, é necessário ter um cadastro no chamado Meu INSS, pois é lá que a ferramenta está disponível. Lembrando novamente que essa consulta é gratuita para todos. Veja como baixar o aplicativo Meu INSS:

Caso você ainda não tenha uma senha, basta clicar na opção "cadastrar senha" no site para pedir uma, sendo que nesse processo serão solicitados o CPF, e-mail, número de celular, a data de nascimento, seu nome completo e o nome de sua mãe. Logo depois, o site do INSS fará algumas perguntas sobre seus antigos empregos e suas contribuições que devem ser respondidas corretamente. Enfim, feito tudo isso, você receberá uma senha provisória que deve ser trocada no primeiro acesso.

Caso tenha problemas para obter a senha, é possível pedir ela pelo número de telefone 135 ou pelo atendimento em uma agência do INSS.

Já o cadastro no Meu INSS também pode ser feito com ajuda de profissionais em uma das agências do Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob ou Sicredi.

Ao entrar no Meu INSS, o usuário pode entrar direto no sistema, cadastrar uma senha, inscrever-se ou registrar nova senha em caso de esquecimento
Ao acessar o Meu INSS, o usuário pode entrar direto, cadastrar uma senha, inscrever-se no INSS ou registrar nova senha em caso de esquecimento

Simulador de Aposentadoria: passo a passo

Tendo a senha em mãos, siga esse passo a passo para simular sua aposentadoria:

  1. Acesse o site Meu INSS;
  2. Clique em "entrar" e insira o CPF e sua senha;
  3. Depois, clique na opção "simular aposentadoria" que fica em destaque na tela inicial do Meu INSS;
  4. E pronto! você verá na tela de seu computador ou celular o cálculo de quanto tempo falta para que sua aposentadoria saia.

Os resultados exibidos pelo INSS no simulador de aposentadoria vão mostrar quantos anos, meses e dias ainda faltam para que você possa pedir os sete tipos de benefício, que são divididos em aposentadoria por idade e por tempo de contribuição. Para isso, o sistema leva em conta todo o histórico de seus empregos e suas contribuições, sendo que a simulação tende a ser rápida.

Sobre o pedido de aposentadoria

Vale dizer também que o simulador de aposentadoria do Meu INSS apenas vai calcular quanto tempo ainda resta para a concessão do benefício. Então, para pedir a aposentadoria ao governo pela internet, é necessário seguir outros passos.

"Somente após a análise do INSS é que o cidadão saberá se tem mesmo direito à Aposentadoria. Isso pois algumas informações podem ser incluídas ou alteradas durante a simulação. E é por isso que, ao solicitar o benefício, o INSS pode pedir que você envie documentos para comprovação dos períodos trabalhados/contribuídos", explica o órgão.

Quais as novas regras para a aposentadoria?

A reforma da previdência mudou a idade mínima exigida para a aposentadoria, o tempo de contribuição, a contribuição mensal e também alterou o cálculo do benefício a ser recebido.

É importante dizer que as novas regras não valem para quem já estava aposentado ou que poderia pedir a aposentadoria antes da reforma da previdência sair, ou seja, essas pessoas poderão pedir aposentadoria com base nas regras antigas.

Além disso, as novas regras para os servidores públicos são diferentes das exigências para os trabalhadores da iniciativa privada:

Setor público

Com a reforma da previdência, as mulheres precisam ter 62 anos e os homens 65 para terem direito à aposentadoria.

Cumprindo a exigência de idade, homens e mulheres precisarão contribuir 25 anos no mínimo, sendo 20 anos no serviço público e 5 anos no último cargo.

Setor privado

Para os trabalhadores urbanos, a idade exigida para os homens é de 65 anos e para as mulheres é de 62 anos. Há regras específicas para os seguintes casos:

  • Trabalhador rural: 60 anos para homem e 55 anos para mulher;
  • Policial: 55 anos para ambos;
  • Professor: 57 anos para mulheres e 60 para homens.

Quem tiver a idade exigida pelo governo, deverá já ter cumprido 15 anos de contribuição, valendo para os contribuintes homem e mulher. Em especial, os homens que ainda não entraram no mercado de trabalho precisarão contribuir por 20 anos, no mínimo.

Então, conseguiu consultar quanto tempo falta para sua aposentadoria? Compartilhe a informação com amigos e familiares pelas redes sociais e ative as notificações do Poupar Dinheiro para recerber mais conteúdos.