O Sistema Valores a Receber do Banco Central voltou. O problema é que esse site que envia dinheiro parado em bancos de volta para a pessoa pede registro em uma Conta gov.br para realizar o saque.

Dessa forma, muitas pessoas estão com dúvidas sobre essa conta do governo. Será que é grátis? Onde fazer o cadastro? E como subir de nível? Se você quer saber tudo sobre a Conta Gov.BR está no lugar certo! Continue lendo.

Foi-se o tempo em que os serviços do governo precisavam ser burocráticos e baseados em papelada. Como exemplos disso temos a carteira de identidade e de trabalho que ganharam versões digitais, além de solicitação de benefícios que pode ser feita pela internet, como o da aposentadoria.

Nesse sentido, o governo federal lançou ainda uma conta digital por meio da qual todo cidadão com CPF consegue ter acesso a serviços e direitos pela internet, em um único lugar: é a Gov.br.

Apesar de facilitar muitos processos, há ainda muitas dúvidas sobre a gov.br, principalmente entre as pessoas não muito familiarizadas com tecnologia. Essa conta possui, por exemplo, níveis que o governo classifica em bronze, prata e ouro.

Este artigo é sobre a conta gov.br e os tais níveis (bronze, prata e ouro). Aprenda tudo sobre a conta digital do governo e saiba como aumentar o nível para prata ou ouro em 2023!

O que é a conta gov.br?

Gov.br é a plataforma que o governo federal usa para ter relacionamento com os cidadãos pela internet, de forma mais rápida e prática.

Nesse portal, cada cidadão consegue abrir apenas uma conta, com base no número do CPF. A partir desse cadastro, é possível se identificar para o governo durante vários momentos.

Com a conta gov.br, você pode acessar sites e serviços do governo como Enem, CNH e Carteira de Trabalho digitais, simulador de aposentadoria do INSS e até mesmo fazer a prova de vida (caso for aposentado) pela internet, dentre outras atividades.

Entretanto, existe uma limitação na conta gov.br para fins de segurança e devida identificação do cidadão. Entenda agora como isso funciona e quais são os níveis da conta gov.br!

Quais os níveis da conta gov.br?

A Conta Gov.BR possui três níveis chamados de bronze, prata e ouro.

Para entender esse sistema, imagine que um cidadão deseja fazer um requerimento junto à Receita Federal. Você concorda que o governo precisa então de um portal seguro para prestar esse atendimento pela internet?

Nesse caso fictício, seria preciso um site seguro e capaz tanto de manter os dados do cidadão seguros quanto para identificar essa pessoa corretamente, certo?

Nesse cenário, o governo criou os três diferentes níveis para a conta gov.br que, em geral, baseiam-se em patamares de segurança. Eles foram nomeados de Bronze, Prata e Ouro.

A conta gov.br nível bronze é a mais básica. Geralmente, esse nível é atingido ao se cadastrar na plataforma do governo.

Só que para ter acesso a determinados serviços, como o portal da receita federal, e a mais segurança, o cidadão precisa cumprir algumas tarefas (veja mais abaixo quais são!).

Para entender melhor, veja abaixo o que você pode ou não fazer com sua conta gov.br em cada um dos três níveis (bronze, prata e ouro):

Bronze Prata Ouro
Uma única conta para acessar diversos serviços digitais sim sim sim
Fazer o login em qualquer serviço gov.br sem precisar de senha, usando apenas a biometria do celular sim sim sim
Gerenciar as autorizações de uso dos seus dados sim sim sim
Realizar a prova de vida utilizando o reconhecimento facial sim sim sim
Visualizar e compartilhar seus dados e documentos digitais não sim sim
Utilizar serviços gratuitos de assinatura eletrônica no site assinador.iti.br não sim sim
Acessar serviços públicos que exigem o maior grau de confiabilidade da conta gov.br não sim sim
Habilitar a autenticação em duas etapas para ter mais segurança no uso da sua conta não sim sim
Nível máximo de segurança da conta gov.br
Básico

Alto

Máximo

Por que e como aumentar o nível da conta gov.br?

O governo explica que os três níveis da conta gov.br refletem a forma como o cidadão se cadastrou e se identificou no portal.

Para isso, os três níveis separam o grau de segurança necessário para manter os dados indicados pelo cidadão no portal (quanto mais dados, maior deve ser o nível de segurança).

Em cada um dos três níveis são selecionados os tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados e as transações digitais que podem ser realizadas com a conta gov.br.

Dessa maneira, é possível que seja exigido um nível prata ou ouro para a conta gov.br na tentativa de acessar alguns serviços do governo.

Assim, ao tentar solicitar um serviço do governo pela internet e perceber que precisa aumentar o nível da sua conta gov.br, você deve seguir os passos abaixo:

Aumente sua conta gov.br para prata

O jeito mais fácil e rápido de aumentar sua conta gov.br para o nível prata é fazer login usando os dados bancários. Para isso, você vai precisar ter um número de telefone válido cadastrado no banco para conseguir realizar o procedimento, pois nele é enviado um código. Veja abaixo o passo a passo:

  • Acesse o site Gov.br ou instale o aplicativo;
  • Na página inicial, clique em "entrar";
  • Selecione a opção "Login com seu banco" (veja abaixo onde fica);
  • Selecione um dos bancos credenciados onde você possuir conta aberta;
  • Clique em continuar;
  • Insira seus dados bancários;
  • Copie o código enviado em seu celular e cole no portal Gov.br;
  • Clique em "Autorizar";
  • Pronto! o nível de sua conta foi aumentado para prata.

Estão disponíveis para login na conta gov.br os seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica Federal, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank e Sicredi.

É importante destacar que é preciso já ter um número de telefone válido junto à conta bancária no banco escolhido para fazer o procedimento.

Créditos: Reprodução/Poupar Dinheiro
Créditos: Reprodução/Poupar Dinheiro

Você também pode aumentar o nível da conta gov.br para prata por meio de reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH), se for o caso.

Quem for servidor público federal pode ainda validar seus dados no portal gov.br usando usuário e senha do SIGEPE, que é um sistema de dados de recursos humanos do governo.

Resumindo, para aumentar o nível da conta gov.br para prata, existem as seguintes opções:

  1. Login no portal Gov.br com sua conta bancária;
  2. Reconhecimento facial pelo aplicativo (selfie);
  3. Validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE (só para servidor público federal).

Aumente sua conta gov.br para ouro

O nível ouro possui o máximo de segurança da conta gov.br. Assim, o usuário consegue ter acesso a todos os serviços públicos digitais disponíveis.

Para atingir o Ouro (saindo de conta bronze ou prata), o passo mais fácil é fazer o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br por meio de uma foto (selfie) com o celular.

Por meio da foto, o app do governo faz uma comparação com outras fotos do usuário presentes nas bases de dados da Justiça Eleitoral (aquela foto tirada na emissão do título de eleitor).

Siga o passo a passo:

  1. Faça login no aplicativo Gov.br;
  2. Clique em "aumentar nível da conta" na página inicial;
  3. Confirme em "Aumentar nível da conta";
  4. Leia as orientações e clique em "Fazer reconhecimento facial"
  5. Espere o sistema reconhecer seu rosto;
  6. Depois da selfie, dê "ok";
  7. Pronto! sua conta será aumentada para ouro.
Créditos: Reprodução/app Gov.br
Opção de aumentar a Conta gov.br para Ouro pode ser encontrada facilmente abaixo do seu nome - Créditos: Reprodução/app Gov.br
Com a conta ouro, o cidadão terá o máximo de segurança e poderá acessar todos os serviços digitais do governo. E aí, você aprendeu como aumentar o nível de sua conta gov.br? Conte com o Poupar Dinheiro para outros assuntos sobre contas digitais e finanças!