O aplicativo Caixa Tem é utilizado por milhares de brasileiros todos os dias para acessar suas contas poupanças digitais. Por meio dele, estão sendo realizados os pagamentos de alguns benefícios, como o auxílio emergencial que, nessa terça-feira, dia 6 de abril, iniciou o pagamento de uma nova rodada. Porém, para utilizá-lo, é preciso que o número do telefone celular do beneficiário esteja atualizado, caso contrário, algumas dificuldades podem ser enfrentadas.

Mas se não estiver atualizado, o que fazer?

Primeiro é preciso entender que o número do telefone celular, ou em alguns casos, o e-mail do beneficiário, é necessário para que sejam realizadas algumas confirmações no momento de movimentar a conta.

Ou seja, a pessoa precisa confirmar que é ela mesma que está tentando utilizar o aplicativo (e não um golpista, por exemplo). Essa confirmação costuma ser feita por meio de códigos de verificação que são enviados para o número (ou e-mail) da pessoa.

O processo não garante que golpes não irão acontecer, porém dificulta um pouco, em especial no caso de o estranho tentar fazer uma movimentação por meio de um outro dispositivo (outro celular ou computador).

Entretanto, se for o beneficiário mesmo que estiver tentando utilizar o aplicativo, mas o número não estiver atualizado, esse processo de confirmação não será possível e a movimentação do valor referente ao benefício também não. E para fazer a atualização do número, é necessário ir até uma agência da Caixa Econômica Federal.

Mais segurança

A necessidade de ir até uma agência se dá por motivos de segurança, explica o banco. É uma forma de garantir que é você mesmo que está tentando atualizar o seu número de telefone.

Do contrário, seria muito fácil para um golpista. Imagine só: com os seus dados, ele tenta movimentar o valor do benefício por meio de um outro dispositivo, mas não consegue porque não recebeu o código de verificação no número dele, então bastaria ele acessar as configurações do aplicativo, incluir o número dele e na tentativa seguinte ele conseguiria movimentar porque então receberia o código.

Indo até uma agência, não há esse risco. Mas é importante que o beneficiário, além de ir pessoalmente ao banco, também leve consigo um documento de identidade com foto.

Nova atualização deve mudar isso

Aqueles que já fizeram a atualização de dados proposta pela Caixa recentemente, não precisarão ir até uma agência. Isso porque com as novas informações solicitadas, o aplicativo terá novas formas de confirmação da identidade do beneficiário.

Serão utilizados, por exemplo, dados como a renda e o patrimônio do cliente.

A atualização não é obrigatória, conforme informou o banco. O usuário que não fizer continuará tendo acesso aos benefícios sociais como Bolsa Família e auxílio emergencial. Porém, como visto, ela pode ser importante.

No momento, entretanto, a atualização de dados está suspensa. Entre os dias 14 e 31 de março um cronograma de atualização com base na data de nascimento dos usuários esteve vigente. No início do mês de abril a atualização foi suspensa e deve retornar no mês de maio.

Vale lembrar ainda que essa atualização é feita inteiramente pelo celular, bastando o usuário seguir as instruções do aplicativo. Ao entrar nele, o usuário deve acessar a conversa "Atualize seu cadastro". Em seguida, é necessário enviar uma foto (selfie) e imagens de alguns documentos pessoais (como identidade, CPF e comprovante de endereço) que serão solicitados.