O Pix é um novo sistema de pagamentos instantâneo, que teve criação pelo Banco do Brasil e é liberado para todas as pessoas que necessitam de movimentação financeira, mesmo tendo poupança social digital, como o aplicativo do Caixa Tem, podendo acessar o seu auxílio emergencial.

Para que você tenha mais facilidade, agora é possível acessar a plataforma e realizar transferências de dinheiro com a modalidade do Pix. Caso você possua uma conta digital social e quer saber mais detalhes do funcionamento dessa ferramenta, acompanhe esse artigo.

Como funciona o Pix?

Com o Pix, você tem a possibilidade de movimentar financeiramente sua conta a qualquer momento do dia, podendo realizar transferências instantâneas aos finais de semana e feriados, onde recebe o dinheiro em alguns segundos a partir da transação.

Atualmente o serviço é totalmente gratuito e no futuro, a intenção é que o sistema substitua os tradicionais boletos bancários, TED e DOC.

Para que você utilize as facilidades do sistema PIX, como a agilidade nas transações, é necessário realizar o cadastro das chaves que são utilizadas no momento da transferência de valores.

Chaves Pix

O cliente que utiliza o Caixa Tem precisa fazer o cadastro de suas informações, onde serão utilizadas como identificação das contas durante a transação.

Assim, não terá necessidade de digitar as informações como agência, número da conta, banco e CPF ou CNPJ para fazer as transações.

Você poderá cadastrar até cinco chaves no Caixa Tem. Caso tenha outras contas, também poderá cadastrar novas chaves para utilizar o Pix em outras instituições financeiras.

As informações necessárias utilizadas como chaves estão:

  • CPF;
  • Endereço de e-mail;
  • Telefone;
  • Chave aleatória, onde o Banco Central gera letras e números.

Como fazer transferência via Pix pelo Caixa Tem

  1. Depois de ter realizado o cadastro das chaves, o beneficiário deve acessar o aplicativo Caixa Tem e escolher a opção "Pix - pagamentos instantâneos".
  2. Após, clique em "pagar" e escolha a opção "pagar ou transferir via chave Pix".
  3. Você precisa digitar apenas a chave Pix da conta que irá receber a transferência.

O aplicativo também disponibiliza a captura com a câmera do celular para o código do QR Code para transferência. Esse código é gerado pelo recebedor. Para aqueles clientes que possuem conta corrente ou poupança na Caixa, a ferramenta também está disponível.

Caixa Tem

O aplicativo foi criado para facilitar todos os beneficiários que já receberam e irão receber o recurso do Auxílio Emergencial durante a pandemia.

A intenção dos recursos tanto do aplicativo quanto da ferramenta do PIX, é para evitar que os clientes precisem se dirigir até as agências da CEF, evitando assim filas que resultam em aglomeração de pessoas.

Sendo assim, os beneficiários têm acesso às informações de uma forma mais simples e sem precisar sair de casa, tendo várias funcionalidades na palma da mão, como consulta do valor recebido, pagamentos de boletos, suas compras realizadas nos estabelecimentos ou online, utilização do cartão virtual, entre outros.