Comprar um carro é um sonho, não é mesmo? A sensação de "liberdade", de ingressar na "vida adulta", são algumas das sensações que a aquisição de um carro traz. Entretanto, manter o veículo não é uma tarefa fácil e simples. Ainda mais no Brasil, que é considerado o 5º lugar no mundo MAIS CARO para ter um automóvel. Confira a seguir, o porquê.

Brasil é o 5º lugar mais caro do mundo para ter um carro

Em suma, há muitas coisas que pesam na hora de adquirir um veículo: seguro, o preço do combustível, e os impostos. Além disso, há também os gastos com as revisões, com possíveis manutenções, que aumentam e muito, o impacto financeiro de um automóvel na vida do consumidor.

Quando se pensa nisso, o Brasil é um país que fica muito bem posicionado. Mas não é no ranking dos mais baratos: De acordo com o site britânico ScrapCarComparison, o Brasil é o 5º lugar mais caro do mundo para ter um carro. Par montar esse ranking, o site comparou 40 países nos quais os dados de custo médio estão disponíveis para as categorias renda, custo do carro, seguro, reparos, e combustíveis. Sendo assim, os países sem esses dados, foram retirados do estudo.

O preço médio dos carros foi calculado tendo como base dois modelos: o Volkswagen Golf e o Toyota Corolla. Além disso, também levou em conta os custos médios com o combustível, com o seguro, e com a manutenção dos modelos antes da comparação com a média de salário anual. Por fim, o resultado mostrou a porcentagem do salário médio anual de cada país, que é necessário para que o indivíduo compre e mantenha o carro.

Lista dos 10 países mais caros

Para compor a pesquisa, um dos aspectos mais importantes da conta é o salário. Nos países com o salário médio anual mais baixo, o preço para manter o automóvel vai precisar de uma fatia maior da renda do usuário.

Em suma, na lista dos 10 países mais caros para ter um carro, a Turquia ficou com o 1º lugar. Neste país, é necessário mais de 6 vezes a média anual do salário para que um cidadão possa manter um carro. Logo após, está a Argentina, e em 3º, a Colômbia. Com relação ao Brasil, o país ocupa o 5º lugar. Para ter e manter um carro aqui, é necessário mais de 4 vezes o salário médio anual de um cidadão. Confira a lista completa, a seguir:

1- Turquia 652,29%
2 - Argentina 515,77%
3 - Colômbia 508,93%
4 - Uruguai 443,68%
5 - Brasil 441,89%
6 - Ucrânia 413,78%
7 - Guatemala 355,94%
8 - Rússia 290,04%
9 - México 285,20%
10 - Costa Rica 269,83%