A Caixa Econômica Federal lançou nessa sexta-feira, 10 de setembro, o edital nº 01/2021 de um concurso publico com 1.000 vagas para Técnico Bancário Novo. As vagas são todas destinadas a pessoas com deficiência (PcD).

A divulgação foi feita por meio do Diário Oficial da União e as vagas são, em parte par o âmbito nacional e em parte para atuação no polo do Distrito Federal (DF). O cargo exigem escolaridade nível médio e a remuneração inicial é de R$ 3 mil.

De acordo com o banco, além das mil vagas para contratação imediata, o edital prevê a formação de cadastro reserva. O banco tem hoje cerca de 3,5 mil empregados PcD. "Em 2019, a atual gestão assumiu com 1,5% de vagas ocupadas por esse público. Atualmente, 4,12% dos empregados do banco são PcD, o que representa a maior ação de inclusão da história da Caixa", destacou a instituição em comunicado.

Como fazer a inscrição?

De acordo com o edital, as inscrições já estão abertas no site da Cesgranrio e vão até as 23h59min do dia 27 de setembro de 2021, horário de Brasília. A taxa de inscrição está fixada em R$ 30,00, mas o candidato que comprovar inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ou for membro de família de baixa renda pode pedir isenção dessa taxa.

Para se inscrever, uma das exigências é que o candidato envie - via upload no site de inscrição - o Relatório Médico digital atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, informando o código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como a provável causa da deficiência.

Esse documento deve ter sido emitido nos últimos 36 meses e deve estar em formato PDF. Também deve ser digitalmente assinado por certificado digital e deve conter, necessariamente, a assinatura por certificação digital do médico com o número de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Sobre as provas

Os candidatos passarão por cinco etapas. Serão elas:

  • Prova objetiva com 60 questões;
  • Prova de Redação, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da Fundação Cesgranrio;
  • Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos pretos ou pardos, e caráter eliminatório, sob a responsabilidade da Fundação Cesgranrio;
  • Análise do laudo médico por equipe multiprofissional da condição declarada de deficiência, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da Fundação Cesgranrio.
  • Procedimentos admissionais para comprovação do atendimento aos requisitos e condições necessárias para a contratação e exames médicos admissionais, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da CAIXA.

As provas serão aplicadas no dia 31 de outubro, nos locais e horários divulgados no dia 29 de outubro pelo site da Fundação Cesgranrio. As cidades onde a prova será realizada já podem ser conferidas no edital.

Já os gabaritos provisórios serão divulgados no dia 1º de novembro de 2021 e os gabaritos definitivos saem no dia 17 de novembro.

Benefícios

Além do salário, os benefícios oferecidos aos empregados do banco incluem participação nos lucros, plano de saúde, plano de previdência complementar, auxílio refeição e alimentação, vale transporte e auxílio creche. Segundo a Caixa, também há diversas ações de capacitação e oportunidades para ascensão e desenvolvimento profissional.

Veja mais detalhes sobre o concurso, inscrições, provas e sobre as vagas, clicando aqui.

Com informações Ache Concursos e Agência Brasil.